Grupo de Reflexão sobre Comunicação contribui para a atualização do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil

Na tarde da última sexta-feira, 18 de fevereiro, os membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniram-se virtualmente para dar os passos iniciais na revisão do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, documento de número 99 da CNBB.

Divididos em subgrupos, eles se alternaram na leitura e revisão de cada um dos capítulos do subsídio, dando suas contribuições a respeito do que deverá ser acrescentado ou modificado no Diretório, a fim de torná-lo mais atual. O documento também contém um glossário de Comunicação e à medida que forem avançando na reforma, os membros vão avaliar se há o que acrescentar e alterar no Glossário.

Depois de cada uma das contribuições, nesse primeiro momento, dom Joaquim Giovani Mol, presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB e membro do grupo, ponderou que será necessário deixar suficientemente claro o que é o cerne do Diretório. “O Diretório deve conter o quê para que de fato dê um norte à comunicação da Igreja no Brasil?, questionou aos participantes.

Dom Mol salientou, ainda, que o documento está muito desatualizado, “dado os passos largos que a comunicação dá”. De acordo com ele, “boa parte das coisas ficaram para trás”, então “a dinâmica de atualizá-lo, de forma aberta, é sempre muito interessante”, considerou.

Na próxima reunião, prevista para abril, a ideia é que os membros já apresentem suas propostas de reformulação do Diretório. “Não vamos fazer um novo Diretório, mas vamos atualizá-lo da melhor forma possível”, considerou dom Mol.

O Diretório

O Documento foi aprovado em 2014 pelo Conselho Permanente da CNBB e tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.

Atualmente, o Diretório é composto por dez capítulos, divididos em artigos que buscam apresentar diferentes aspectos do fenômeno comunicativo, são eles: 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2- Teologia da Comunicação; 3- Comunicação e vivência da fé; 4- Ética e comunicação; 5- O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6- Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8- Políticas de Comunicação; 9- Educar para a comunicação; 10- Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

O Grecom

São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além do coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Manuela Castro e Tiago Sibula, e o presidente da Comissão para a Comunicação, dom Joaquim Mol.

*Fonte: Site da CNBB