Genfest mobiliza corrente de solidariedade pelo Rio Grande do Sul

Foto: Shutterstock

Acompanhando a situação que a população vítima das enchentes no Rio Grande do Sul enfrenta, a comunidade do Movimento Focolares criou uma grande corrente de solidariedade. Em sintonia com esta mobilização a organização do Genfest 2024, festival juvenil internacional dos Focolares, também fortaleceu ação.

Motivados pelo tema desta edição, “Juntos para cuidar”, os jovens são incentivados a participar das ações cujo objetivo é recolher donativos e recursos financeiros para ajudar os desabrigados.

Com as primeiras arrecadações foram comprados 110 fardos de garrafas d’água de 1,5 litros e outros 55 com unidades de 330 ml e entregues à Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Além da arrecadação de alimentos, roupas, remédios, produtos de higiene pessoal e outros bens necessários que já foram recolhidos e enviados a diferentes cidades gaúchas, entre as mais atingidas pela tragédia.

A Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom), foi a responsável por fazer o papel de centralizar a arrecadação do dinheiro.

Com a preocupação da atual situação e dos próximos passos que será a reconstrução do próprio Estado que ainda sofre com as chuvas e inundações, a campanha continua.

No último sábado, foi realizado uma live no canal oficial do Genfest, onde algumas iniciativas concretas relativas à campanha de ajuda à população atingida pelas enchentes no Rio Grande do Sul foram compartilhadas.

O destaque ficou para as ações desenvolvidas pelo Centro Mariápolis Arnold, espaço de encontros dos Focolares, localizado na cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

O centro realizou a acolhida de um grupo de estudantes de Medicina e Enfermagem da Universidade Adventista de Maringá que foi para lá para ajudar no atendimento às vítimas.

A jovem Adelina Prietto contou sobre a experiência da sua comunidade na cidade de Santa Maria, no interior do Estado, um dos municípios entre os mais afetados pelas enchentes.

“Tem sido uma experiência muito forte, dolorosa, porque vemos muita tristeza, e, ao mesmo tempo, dá ânimo e a certeza de que juntos somos mais fortes”.

Para os organizadores do Genfest 2024, essas e outras experiências já são realização concreta da proposta temática do festival que está voltada ao cuidado com a vida no planeta. Os interessados em participar do evento, que será realizado em julho no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida–SP, ainda podem se inscrever no site.

A Campanha Ação Emergencial Rio Grande do Sul continua

Para contribuir, é possível fazer a sua doação para a Associação Nacional por uma Economia de Comunhão, Banco do Brasil, agência 2665-4, conta-corrente 39.322-3; Chave-PIX: [email protected].

Fonte: Site da Genfest 2024 e Portal A12

Veja Também