Fraternidade Santa Clara, da Ordem Franciscana Secular, completa 111 anos em Juiz de Fora

No próximo dia 12, a Ordem Franciscana Secular (OFS) comemora o 111º aniversário da Fraternidade Santa Clara, presente em Juiz de Fora desde 1910. A data será recordada em 11 de agosto, quando a Igreja celebra a discípula de São Francisco de Assis. A Missa festiva está marcada para as 15h, na Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Monte Castelo.

A OFS tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. O Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, aprova a primeira Regra “Memoriale Propositi”, com a denominação Ordem da Penitência. Em 18 de agosto de 1289, o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem”, reconhece São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denomina de Ordem Terceira de São Francisco.

Ainda pouco conhecida pela população em geral, a Ordem Franciscana Secular é formada por fraternidades, organizadas por leigos e leigas, de classes sociais e idades diferentes. “A Ordem Franciscana Secular e a Ordem Terceira foram fundadas por São Francisco há pouco mais de 800 anos. Em Juiz de Fora, já existe há 111 anos a Fraternidade Santa Clara, que agora, com a graça de Deus, está vivendo um bonito momento de renovação e retomada da sua presença”, conta a Ministra Regional da OSF em Minas Gerais, Maria Zélia Castilho de Souza Rogedo.

Ela também aponta que, durante muitos anos, a Fraternidade Santa Clara teve uma importante participação na Igreja juiz-forana. “Nestes tempos pós Vaticano II e, mais especialmente, tempos do Papa Francisco, a proposta é a de viver uma ‘OFS em saída’, com uma sólida formação na Palavra se Deus, nas Fontes Franciscanas e no que significa ser Igreja hoje: uma OFS atenta às grandes questões sociais e políticas. Portanto, seguindo Jesus, à maneira de Francisco e Clara, engajada nas alegrias e dores do mundo.”

Com o intuito de mostrar esse rosto franciscano do Laicato, será realizado, no dia 15 de agosto, a partir das 14h, um encontro virtual de Espiritualidade Franciscana. “Será para divulgar e motivar essa modalidade de espiritualidade cristã, despertando nos fiéis cristãos esse encanto de viver o Evangelho na perspectiva de São Francisco e Santa Clara, valorizando os princípios do amor, da fraternidade, da alegria, da simplicidade em tudo que fazemos”, explica o Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pertencente à Ordem dos Frades Menores Conventuais. O convite é para mulheres e homens, jovens e adultos que desejem conhecer o Carisma Franciscano e Clariano. Clique aqui e acesse o link para ingresso no evento on-line.

Frei Carlos aponta que a presença da Ordem Terceira de São Francisco de Assis em Juiz de Fora antecede a criação da Diocese, que se deu em 1924. “Ter uma Ordem que antecede o centenário da Diocese legitima os traços franciscanos perceptíveis em Santo Antônio [padroeiro arquidiocesano] e acena para uma Igreja missionária e cada vez mais evangelizadora”, finalizou.

No Brasil, a OFS está organizada em 16 Regiões, com cerca de 582 Fraternidades e aproximadamente 18 mil Franciscanos Seculares. No mundo, a OFS está presente em 72 países, com cerca de 430 mil Franciscanos Seculares Professos e mais de 50 mil inscritos na Juventude Franciscana (JUFRA), presentes em mais de cem países nos cinco continentes.

*Com informações de www.ofs.org.br