Franciscanos se reúnem em Santos Dumont (MG) para segunda fase do XV Capítulo Custodial

Os Frades Menores Conventuais da Custódia Imaculada Conceição do Brasil estão reunidos, desde terça-feira (29), no Seminário Seráfico Santo Antônio em Santos Dumont (MG) para a segunda fase do XV Capítulo Custodial Ordinário.

Na ocasião, são debatidos importante temas para a congregação e seus próximos passos. Frei Carlos Roberto e O. Charles, OFM Conv, Custódio Provincial, contou a importância nesta semana. “Esse encontro consiste na elaboração do nosso plano quadrienal também a aprovação da revisão do nosso diretório de formação e a composição das nossas casas, redistribuindo os frades, conforme os desafios e demandas atuais nas dioceses que nós estamos trabalhando, explicou.

Na quarta-feira (30), o Arcebispo de Juiz de Fora esteve com os frades franciscanos celebrando a Eucaristia no dia de Santo André. “Suplicamos que Deus dê a cada um dos frades esse espírito apostólico cada vez mais aguçado, para espalhar o nome de Cristo não só com a palavra, mas, sobretudo com o exemplo, como São Francisco insistia muito”, disse Dom Gil Antônio Moreira.

Em entrevista à WebTV A Voz Católica, o Pastor Arquidiocesano ainda contou sobre a relação com a Ordem dos Frades Menores Conventuais. “É uma honra e alegria ter a presença desses nossos irmãos. Eles prestam um excelente serviço, tem uma integração ótima conosco, dando apoio a tudo aquilo que a Igreja Particular decide, sobretudo agora no sínodo, que encerramos a poucos dias”.

Até nesta sexta-feira, reflexões e decisões para os próximos anos serão tomadas. No dia 1º de dezembro foram eleitos o Formador, Animador Vocacional Custodial, Guardiões e Assistentes para a MI (Milícia da Imaculada) e OFS (Ordem Franciscana Secular). Também foram reconfiguradas as fraternidades dos conventos, assim como definidos os novos párocos das paróquias confiada aos frades.

Em Juiz de Fora, os novos nomes que estarão no Convento São José de Copertino e nas Paróquias do Monte Castelo e de Rosário de Minas serão: Frei José Cardoso, OFM Conv, Guardião do Convento, Frei Edson Damasceno, OFM Conv, como Pároco e Frei Ariel Costa, OFM Conv, Vigário Paroquial.

Um dia antes da definição, o Frei José Cardoso, OFM Conv. comentou sobre sua expectativa. “Estamos bem empenhados em partir em missão depois da segunda fase do capítulo e, provavelmente, estarei em Juiz de Fora lecionando Teologia e o Arcebispo, Dom Gil, já me acolheu e deu boas-vindas a cidade.

Os Frades Menores Conventuais estão presentes há 19 anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde assumiram a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo e estabeleceram seu convento. Em 2015, os religiosos assumiram também a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário de Minas.

“Rezamos e pedimos a oração de vocês, para que, ao final deste capítulo, tenhamos condições de continuar exercendo esse trabalho pastoral missionário junto à Arquidiocese de Juiz de Fora na perspectiva de uma Igreja em saída em constante realização sinodal”, disse Custódio Provincial.

*Com informações de Rádio Catedral de JF