Franciscanos Conventuais celebram Capítulo Eletivo em Santos Dumont (MG)

*Registro do retiro da Custódia Imaculada Conceição, realizado no Ceflã, em Juiz de Fora, em dezembro de 2021
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os Frades Menores Conventuais da Custódia Imaculada Conceição, com sede no Rio de Janeiro, celebram a primeira fase de seu XV Capítulo Custodial Ordinário entre os dias 13 e 17 de setembro. A Assembleia se reunirá no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont (MG), pertencente à outra Ordem Franciscana.

Um fato histórico é o encontro dessas duas famílias franciscanas de mesmo tronco, a Primeira Ordem, que desde 1517 são distintas e autônomas entre Frades Menores e Frades Menores Conventuais. Os primeiros, os Menores (OFM) da Província Santa Cruz, cedem o espaço e acolhem os Conventuais (OFMConv) da Custódia do Rio de Janeiro, ligados à Nova York (EUA). A celebração do Capítulo será marcada por esse encontro fraterno numa semana muita especial para o franciscanismo, dentro da qual está a festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, e a festa da impressão das chagas de São Francisco, no dia 17.

A primeira fase do Capítulo eletivo consiste na avaliação do quadriênio e na eleição do novo Custódio Provincial e seu Conselho Definitório. A segunda fase acontecerá no mesmo local, entre 28 de novembro e 2 de dezembro deste ano. Na ocasião, os frades aprovarão seu plano de ação quadrienal e acolherão as possíveis transferências entre os seis Conventos e as duas Casas filiais que compõem a Custódia Imaculada Conceição do Brasil.

Os Frades Menores Conventuais estão presentes há 19 anos na Arquidiocese de Juiz de Fora, onde assumiram a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Monte Castelo e estabeleceram seu Convento, que leva o nome de São José de Copertino. Em 2015, os religiosos assumiram também a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário de Minas.

*Colaboração: Frei Carlos Roberto de O. Charles, OFMConv.

Veja Também