Fórum de Educação Católica reúne 150 pessoas no Auditório Mater Ecclesiae

0

Na noite desta sexta-feira (2), teve início o primeiro Fórum de Educação Católica organizado pela Pastoral da Educação da Arquidiocese de Juiz de Fora. O evento, realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, contou com a participação de 150 pessoas, entre educadores, alunos, leigos e religiosos.

O primeiro dia de fórum começou com a apresentação do Coral de Educadores do Colégio Santa Catarina. Logo após, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância dada, em nossa Igreja Particular, à educação cristã. “Nós temos muito entusiasmo, aqui na Arquidiocese de Juiz de Fora, com a educação católica. Nós temos a Pastoral da Educação Católica organizada e temos procurado promover muitas atividades para ajudar os professores e educadores a serem ótimos na educação e também mensageiros daquilo que a Igreja propõe, que é força do evangelho na educação para as crianças e jovens”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, foi o responsável por apresentar aos presentes a visão panorâmica da Gravissimum Educationis, declaração do Concílio Vaticano II que discorre sobre a Educação Cristã e que foi o tema do fórum. Dom João Justino é o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB e bispo referencial da Comissão Episcopal para a Educação do Regional Leste II da CNBB.

Durante sua fala, o bispo auxiliar de Belo Horizonte mostrou a natureza de atualização dos documentos produzidos no Concílio convocado pelo Papa São João XXIII em 1962. “Para entendermos um documento sobre a educação é importante ter presente que o Concílio Vaticano II tinha a grande intenção de atualização, de colocar a Igreja em dia com o tempo, com a história. Isso é muito importante porque no texto da Gravissimum Educationis essa preocupação aparece diversas vezes, a importância de pensar a educação buscando entender a realidade em que vivemos. O documento apresenta os princípios da educação cristã, ele é um ensinamento da Igreja que não entra no aspecto teológico, mas extrapola o âmbito eclesial”.

O Fórum de Educação Católica terá continuidade na manhã deste sábado (3), com debates em grupos e mesa redonda com Dom Gil, Dom João Justino e representantes dos professores e diretores das escolas católicas.

Clique aqui e confira as fotos da abertura do evento.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X