Formação sobre novo Diretório marca retomada de atividades da Escola Catequética

A Escola Catequética Arquidiocesana “Padre José Sávio Ricardo” retoma, nesta sexta-feira (26), suas atividades neste ano de 2021, de forma virtual, com uma formação sobre o novo Diretório para a Catequese. O documento foi publicado pelo Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização em junho de 2020.

Este será o primeiro de nove encontros, cujas datas já estão previstas no calendário arquidiocesano. Em virtude da pandemia da Covid-19, a proposta inicial é que toda a programação seja realizada à distância, sempre às 19h30, pelo Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora. Contudo, esse cenário pode ser alterado caso a pandemia regrida.

“Em cada encontro será tratada uma parte do diretório. Todos os catequistas da Arquidiocese podem participar e mesmo outros, de outras igrejas particulares. Havendo possibilidade, incentivamos todos a terem o texto em mãos, de modo a favorecer o estudo”, pede o Assessor para a Catequese Arquidiocesana, Padre Gleydson Pimenta de Faria. O diretório pode ser baixado da internet (clique aqui) ou adquirido nas livrarias católicas de Juiz de Fora.

Texto do Documento*

Em mais de 300 páginas, divididas em três partes e 12 capítulos, o texto do novo Diretório recorda que “todo batizado é um discípulo missionário” e que “são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé”.

Os princípios basilares, com os quais deve-se agir, são três: “testemunho, misericórdia e diálogo”. Testemunho, porque “a Igreja não cresce por proselitismo, mas por atração”; misericórdia, “por meio da qual a verdadeira catequese torna crível a proclamação da fé”; diálogo, “livre e gratuito, que não obriga, mas, partindo do amor, contribui para a construção da paz”. Assim, – explica o Diretório – “a catequese ajuda os cristãos a dar pleno sentido à sua existência”.

O novo Diretório é dividido em três partes: a primeira, dedicada à “Catequese na missão evangelizadora da Igreja”, fala da formação dos catequistas; a segunda, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família, parte integrante e ativa da evangelização; e a terceira, dedicada à “Catequese nas Igrejas particulares”, ressalta o papel das paróquias, definido como “exemplo de apostolado comunitário: catequese criativa e ensino da religião”.

Calendário

Confira o calendário completo das formações promovidas pela Escola Catequética Arquidiocesana:

Dia 26 de fevereiro: Apresentação do Novo Diretório de Catequese

Dia 26 de março: Capítulo I do Novo Diretório de Catequese