Formação capacitará lideranças do Brasil para a fase de “escuta” da Assembleia Eclesial do Celam

No próximo dia 11 de maio, das 19h30 às 21h,  a Comissão Nacional de Animação do Brasil realizará o encontro “Assembleia Eclesial: Convocação para o Processo de Escuta”, por meio da plataforma Zoom. Trata-se de uma formação cujo público-alvo, para quem foi enviado o convite, são os secretários executivos dos regionais da CNBB, assessores, presidentes de Organismos, coordenadores de Pastorais e movimentos e coordenadores de pastorais diocesanos.

O evento é parte do processo de escuta do Povo de Deus para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). O objetivo dessa preparação é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”, de acordo com o organismo continental. O período de escuta estende-se até meados de julho.

A Assembleia, que tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída”, será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

De acordo com o subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, membro da Comissão Nacional de Animação do Brasil, a formação buscará aprofundar os objetivos geral e específicos, o conteúdo central e o processo metodológico sinodal da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

“Convidamos amplamente todas as nossas lideranças de pastoral para esse momento de formação e sensibilização para entrarmos com empenho, alegria e entusiasmo no Processo de Escuta, ponto chave do caminho metodológico da Assembleia, que se estenderá até fim de junho próximo”, conclamou.

Vídeo de mobilização

A Comissão Nacional de Animação do Brasil produziu um vídeo com informações em português sobre os objetivos, programa e metodologia do encontro.

Entenda o que é a fase de escuta

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais, com inscrições feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “ESCUTA”. Acesse aqui.

É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. Os agentes de pastoral, padres, bispos, religiosos, diáconos, cristãos leigos e leigas poderão participar desse processo sinodal e apontar como acompanhar Jesus encarnado atualmente no meio do povo. A Assembleia Eclesial almeja responder à seguinte questão geradora: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de 2031+2033?

Materiais e site

Para o processo foram elaborados materiais que já se encontram disponíveis no site da Assembleia da América Latina e do Caribe. O Documento para o Caminho, organizado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”, apresenta aspectos da realidade que desafiam os discípulos missionários neste momento da história.

Já o Guia Metodológico, elaborado pelo comitê responsável pelo processo de escuta da Assembleia, tem o intuito de favorecer uma escuta ativa junto ao povo de Deus, a fim de facilitar uma coleta adequada das informações importantes que serão geradas a partir dos diversos diálogos e atividades a serem desenvolvidas.

A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe incentiva a organização de espaços de escuta, cujas informações serão confidenciais, também através de plataformas virtuais, tendo em conta a situação da pandemia na América Latina e Caribe. O trabalho será organizado a nível geral, em cada uma das Conferências Episcopais e nas diferentes redes e instituições pastorais latino-americanas (CLAR, Caritas, redes eclesiais territoriais e temáticasγ, entre outras).

Mais informações no site do evento: clique aqui

Fonte: Site da CNBB