Foranias recordam Dia Nacional da Juventude, celebrado no domingo (21)

0

No próximo domingo, 21 de outubro, a Igreja do Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O tema que regerá as discussões deste ano será “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e o lema, “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Ambos estão em consonância com a abordagem da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”.

Para celebrar a data, o Setor Juventude da Forania Mãe de Deus promove um evento que promete reunir os jovens das seis paróquias da forania. O encontro terá início às 8h, com Santa Missa no Santuário São Judas Tadeu, no Bairro Furtado de Menezes. Em seguida, haverá uma caminhada pela paz em direção à Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Olavo Costa. Durante o trajeto, acontecerão três momentos de reflexão, com os temas “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”.

Os organizadores pedem que os jovens estejam vestidos com roupas brancas. O Santuário São Judas Tadeu fica na Rua São Judas Tadeu, 59 – Bairro Furtado de Menezes, enquanto a Comunidade Nossa Senhora de Fátima está localizada na Rua Jacinto Marcelino, 591 – Bairro Olavo Costa.

A Forania Bom Jesus também programou atividades para marcar o Dia Nacional da Juventude. A Paróquia Santo Antônio, do município de Passa Vinte (MG), sedia o evento a partir das 8h. Dentro da programação, estão previstos momentos Mariano e de louvor, pregações, adoração, gincana, show e Celebração Eucarística, além de uma caminhada com a Cruz Peregrina do DNJ. O encontro será realizado no Clube ARCB, localizado na Rua da Liberdade, s/nº.

Segundo o responsável pelo Setor Juventude da Forania Mãe de Deus, Padre Leonardo Loures, o DNJ, historicamente, propõe temas relevantes e atuais para trabalho nos grupos de jovens. “O Dia Nacional da Juventude é um dia comemorativo, dedicado aos jovens, mas que conta com a participação de pessoas de todas as idades, para celebrarmos a vida e refletirmos sobre ela. Reunindo centenas de jovens, o dia é dedicado ao louvor e agradecimento a Deus pelo dom da vida e a alegria de ser jovem”. 

História do DNJ

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ acontece em todo o país, sempre no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

*Com informações do site Jovens Conectados

Conteúdo Relacionado
X