Foranias recebem visitas sinodais

Forania N. S. Líbano
*Visita sinodal à Forania N. Sra. do Líbano.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nos últimos dias, duas foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora receberam as visitas sinodais da terceira revisão do Sínodo Arquidiocesano. A reavaliação teve início no dia 19 de outubro e segue até 23 de novembro.

Na última quarta-feira (25), o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reuniu-se com padres e representantes de paróquias, pastorais e movimentos da Forania Nossa Senhora do Líbano na Matriz São José, no Bairro Costa Carvalho. Na ocasião, o pastor esteve acompanhado do secretário do Sínodo, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay.

Durante a reunião, foram apresentados os destaques da forania nos eixos da colegialidade, missionariedade e agapesidade (caridade). Enquanto a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Bairro Linhares foi o exemplo no primeiro âmbito, à Paróquia São José coube explicar as ações desenvolvidas em relação à missionariedade e à caridade.

“Foi uma oportunidade de rever o caminho, aquilo que a Igreja cresceu. O destaque dado a algumas paróquias não quer dizer que as outras não estejam fazendo nada de significativo, mas sim que as que foram escolhidas servem de exemplo, de motivação para as demais”, afirmou o vigário forâneo, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino.

Forania Santa TeresinhaNa quinta-feira, 26 de outubro, a visita sinodal ocorreu na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu, e reuniu cerca de 60 integrantes da Forania Santa Teresinha. Além de Dom Gil, estiveram presentes o secretário-executivo de Pastoral, Padre Everaldo José Sales Borges, e o secretário do Sínodo e anfitrião, Padre Tarcísio.

Assim como as outras reuniões forânicas, o encontro teve início com a Leitura Orante da Sagrada Escritura. Logo após, três paróquias serviram como referência nas dimensões propostas na terceira revisão sinodal. A Paróquia Nossa Senhora das Dores do Bairro Grama foi o destaque da forania no eixo da colegialidade e a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no Bonfim, na missionariedade. No âmbito da agapesidade, os exemplos ficaram por conta das paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Teresinha do Menino Jesus.

Para o vigário forâneo, Padre Alessandro de Melo, tais encontros são oportunidades de mostrar ao arcebispo como estão sendo encaminhadas as propostas do Sínodo Arquidiocesano e iluminar para o Segundo Sínodo. “Foi momento riquíssimo, de muita espiritualidade, de muita dimensão pastoral, de coisas importantes na nossa caminhada. A gente reza para que a nossa Igreja de Juiz de Fora continue nessa caminhada bonita, rumo ao segundo Sínodo”.

As próximas visitas sinodais, a serem realizadas na semana que vem, serão às foranias São Vicente (dia 31 de outubro), Nossa Senhora Mãe de Deus (1º de novembro) e Nossa Senhora da Conceição (3 de novembro).

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também