Forania Santo Antônio se reúne para celebrar Corpus Christi

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, católicos de todo o mundo celebrarão a festa de Corpus Christi, expressão que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade, lembrada sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia, tem o objetivo de lembrar aos fiéis que, através de seu Corpo e Sangue, Jesus comunica seu amor e continua presente no meio de nós.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, um dos destaques na programação será a celebração que reunirá todas as paróquias da Forania Santo Antônio. A Santa Missa que contará com a presença de fiéis das nove paróquias será às 16h, na Igreja do Bom Pastor, e será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Após a celebração, uma procissão luminosa seguirá em direção à Catedral Metropolitana.

Durante o cortejo, que seguirá pelas pistas centrais da Avenida Rio Branco, o arcebispo dará três bênçãos especiais: uma em frente à Santa Casa de Misericórdia, dedicada aos enfermos; outra nas proximidades do Cenáculo São João Evangelista, lembrando o ano da Vida Consagrada; e a última delas no interior da Catedral, voltada a todos os fiéis. A expectativa é que dez mil pessoas participem da missa e da procissão.

Tapetes de Corpus Christi

Na festa de Corpus Christi, é tradicional que os fiéis enfeitem as ruas com tapetes, que trazem símbolos eucarísticos e são confeccionados com materiais caseiros e serragens. É pelo caminho formado pelos desenhos que a procissão com o Santíssimo Sacramento segue. Tal tradição representa, para os católicos, a alegria da passagem de Jesus Eucarístico pela porta de casa.

No dia 4, a Catedral Metropolitana começará a ser enfeitada com os tapetes a partir das 7h, por membros de grupos jovens da comunidade. Os desenhos, que serão produzidos com serragem, irão da guarita até a porta principal da igreja.

Celebrações individuais

Além da programação em comum, algumas paróquias da Forania Santo Antônio também celebrarão a data individualmente. Confira abaixo os horários de missa nessas comunidades:

Catedral Metropolitana – Centro:
7h, 10h e 11h30 – Missas

Igreja São Sebastião – Parque Halfeld:
7h30 e 9h30 – Missas

Cenáculo São João Evangelista – Centro:
9h – Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Gil Antônio Moreira, seguida de procissão

Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória
7h e 10h – Missas

Paróquia São Mateus – São Mateus
7h e 10h – Missas

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery
8h – Missa na Matriz

Paróquia São Pedro – São Pedro
10h – Missa na igreja Matriz e na Capela Nossa Senhora da Penha

Outras informações:
Catedral Metropolitana – Centro: (32) 3250-0700
Igreja São Sebastião – Parque Halfeld: (32) 3215-0630
Cenáculo São João Evangelista – Centro: (32) 3212-1224
Paróquia Nossa Senhora da Glória – Morro da Glória: (32) 3215-1831
Paróquia São Mateus – São Mateus: (32) 3232-3154
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Granbery: (32) 3216-7177
Paróquia São Pedro – São Pedro: (32) 3231-3237
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também