Forania Mãe de Deus promove Semana Bíblico-Catequética em agosto

0

Já estão abertas as inscrições para a XII Semana Bíblico-Catequética da Forania Mãe de Deus, que acontecerá de 26 a 30 de agosto, pela plataforma on-line Google Meet. Os encontros, que serão realizados das 19h às 20h30, são destinados aos catequistas que atuam com crianças, jovens, adultos, pais e padrinhos.

Os temas para as formações da Semana Catequética serão o “Mês da Bíblia 2020”, “Espiritualidade em tempos de pandemia” e “Catequese e Mídias Sociais”. Também haverá um bate-papo com partilha dos aprendizados da semana, além de Missa de encerramento, a ser organizada pelas paróquias, com a presença de catequistas.

Segundo o Assessor da Forania Mãe de Deus para Animação Bíblico-Catequética, Padre Osmar Santos, as temáticas foram elaboradas conforme as sugestões oferecidas pelos catequistas em reunião por videoconferência. “A Semana Bíblico-Catequética revitaliza as atividades da ação evangelizadora da Catequese em toda a Forania Mãe de Deus. O objetivo é atingir todas as paróquias e todos catequistas e aprofundar os temas que foram elencados, como propostas para vivermos nossa missão em tempo de distanciamento social”, elucida o sacerdote.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através do telefone (32) 3273-1338. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 13h às 18h. Será dada preferência aos voluntários das seis paróquias da forania e, depois, para os coordenadores da Catequese de cada paróquia da Arquidiocese de Juiz de Fora. Caso ainda haja vagas, os demais catequistas de todo o território arquidiocesano poderão participar. Os interessados podem se inscrever até dia 15 de agosto.

O lema da semana temática será “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (Mt 10,27), seguindo a proposta do 2º Sínodo Arquidiocesano.

Saiba mais sobre os assuntos abordados na XII Semana Bíblico-Catequética:

1 – Mês da Bíblia 2020 – Livro do Deuteronômio. “Abre a tua mão para teu irmão!” (Dt 15,11): É tempo de cuidar através da solidariedade.

O objetivo é oferecer aos catequistas chaves de leitura para bem viver o Mês da Bíblia em suas paróquias.

Palestrante: Pe. Osmar Bezerra dos Santos, Assessor da Animação Bíblico-catequética da Forania Mãe de Deus

2 – Espiritualidade em tempos de pandemia

O objetivo é refletir e animar os catequistas para viverem as várias dimensões da fé, como o processo de educação da fé e seus desafios em tempo pandemia.

Palestrante: Ir. Deivid Tavares, ssp (Campinas – SP)

3 – Catequese e Mídias Sociais

Pode-se dizer que as redes sociais são uma extensão da vida de nossos adolescentes, que as utilizam para tudo e o fazem normalmente sem a presença de adultos para orientá-los. No entanto, nada substitui o encontro pessoal, face a face, o estar junto, ser de fato solidário. O Papa emérito Bento XVI diz: “A capacidade de utilizar as novas linguagens requer-se não tanto para estar em sintonia com os tempos, como, sobretudo, para permitir que a riqueza infinita do evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos”. A catequese não pode ficar fora da realidade. Ou ela transforma as pessoas e a sociedade, ou ela não é fiel à mensagem de Jesus Cristo.

Objetivo: Apresentar aos catequistas as mídias sociais como instrumentos para a educação da fé.

Palestrante: Rafael Nascimento, Seminarista da Arquidiocese de Juiz de Fora

4 – Bate-papo: 29/08 (sábado) – 16h

Partilha das emoções e aprendizados da semana através de pequenos grupos online.

Objetivo: Escutar os catequistas e trocar experiências e apoio. Via aplicativo Google Meet.

5 – Santa Missa com a presença de alguns catequistas

Celebrar o Dia do Catequista. Cada pároco organizará em sua paróquia. Transmissão por YouTube e/ou Facebook da paróquia.

*Colaboração: Padre Osmar Santos

Conteúdo Relacionado
X