Folia de Reis: Dia de Reis na devoção popular

0

Após o Natal, pelo Brasil vários grupos de Folia de Reis saem pelas ruas das cidades, cantando, levando a alegria pela Boa Nova do nascimento do Senhor e recordando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.

Junto com a celebração litúrgica das festas da Epifania do Senhor e dos Reis Magos, as Folias de Reis enriquecem a comemoração do nascimento de Jesus e a sua manifestação entre os povos.

As folias são uma tradição que demonstram grande religiosidade popular. É uma festa trazida pelos colonizadores portugueses no século XVIII e que ainda se mantém viva em diversas cidade. Estes tradicionais grupos podem receber também outros nomes como Terno de Reis ou Reisado. A Folia de Reis reúne cantadores e instrumentistas, usando suas roupas coloridas e com a tradicional bandeira que identifica o grupo.

Folias de Reis em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, alguns grupos apresentam as Folias de Reis em todos os anos, como é caso do chamado “Viagem dos Três Reis Magos do Oriente”, da Comunidade Carrapatinho, no Bairro Ipiranga. Atuante há 14 anos, o grupo anualmente sai às ruas na véspera do natal para anunciar o Nascimento do Menino Jesus.

Folia de Reis “Viagem dos Três Reis Magos do Oriente” – Janeiro de 2019.

Em entrevista para a Rádio Catedral, o Mestre Folião, Marley Julio dos Santos Netto contou como é feito o trabalho. No dia 24 saímos cantando a viagem e o nascimento de Jesus e abençoando os devotos de Santos Reis. Em janeiro retornamos, fazemos uma festa para a comunidade com o dinheiro arrecadado com as ofertas à bandeira.

Ele explicou que, normalmente, as atividades têm início em agosto, com a preparação das roupas, dos instrumentos e ensaios. Porém, neste Tempo do Natal, que adentrou 2021, as Folias precisaram se recolher e não sair às ruas por conta da pandemia.

Marley comentou o significado de participar dessa tradição da Folia de Reis. “Para mim é muito importante. Ainda mais a nossa folia aqui sendo mais familiar, maioria dos membros é da família. É gratificante! E importante pela devoção que tenho a Santos Reis, e por (irmos) abençoar os devotos que esperam a gente todo ano, eles sempre têm uma coisa a pedir, uma coisa a agradecer. ”

Folia de Reis “Caminho da Salvação”

Folia de Reis Caminho da Salvação – 2018/2019

Outro grupo de Folia de Reis de Juiz de Fora é o “Caminho da Salvação”, do Bairro Santa Efigênia, e o coordenador e Mestre de Palhaço, Bruno Rocelli, contou do seu funcionamento. “O grupo foi fundado em 2010 e tem 25 componentes. A gente tá parado, mas vamos ver se esse ano sai a vacina, para no final do ano podermos colocar nosso grupo na rua. E o significado de fazer esse trabalho é a devoção de Santos Reis e não deixar a cultura morrer”

Os dois grupos de Folias de Reis, segundo os entrevistados, começam as apresentações na noite de Natal e seguem até 6 de janeiro. Iniciam em seus bairros em Juiz de Fora e seguem para outras cidades de Minas e também do Rio de Janeiro, retornando depois à cidade.

De acordo com a tradição popular, o Dia dos Santos Reis é considerado pelos fiéis como a data para desmontar suas árvores de Natal e o presépio.

Segundo o calendário litúrgico da Igreja Católica Romana, o Tempo do Natal tem início na véspera da Solenidade do Natal de Nosso Senhor e continua até o primeiro domingo depois da Festa da Epifania, no começo de janeiro. Durante este período são celebradas pela Igreja as festas da Apresentação do Senhor, da Sagrada Família, de Santa Maria Mãe de Deus, da Epifania e do Batismo de Jesus.

 * Fonte: Site da Rádio Catedral de JF
**Com informações de ACI Digital

Conteúdo Relacionado
X