Final de semana é marcado por festas juninas em Juiz de Fora

*Imagem de Freepik

O mês de junho é marcado pelos festejos juninos, tradicionais principalmente no Nordeste do país, mas que se espalharam e conquistaram o Brasil. A festa é marcada por comidas e bebidas típicas, fogueiras e uma forte piedade popular a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Depois de essa tradição ter sido mantida no dia 13, com a celebração do santo casamenteiro, neste final de semana os festejos retornam, recordando a Solenidade do Nascimento de São João Batista. Na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora, o arraiá começa nesta sexta-feira (23), às 18h, e se estende no sábado (24) e no domingo (25), com início às 16h. No segundo dia, haverá quadrilha das crianças, das pastorais e a bênção da fogueira. Comida boa, todos os dias! A Igreja da Glória fica na Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.

Na Igreja São Mateus, a Festa de São João será nos dias 24 e 25. Além da venda de comidas típicas, as crianças poderão se divertir na pescaria, piscina de bolinhas e outros brinquedos infláveis. No primeiro dia, o início será às 15h, e no domingo (25), as atividades estão previstas para começarem às 9h. O endereço é Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Na Matriz São Pio X, no Ipiranga, haverá uma Missa às 19h em recordação à Solenidade de São João (24). Após a celebração, haverá quadrilha, brincadeiras e funcionamento de barraquinhas. A igreja está localizada na Rua Dr. Walter Nascimento Campos, 20. Também no sábado, 24 de junho, após a Eucaristia das 18h, a comunidade da Igreja Santa Clara, no Bairro Santa Paula, fará uma quadrilha e venderá caldos no pátio do templo. Também haverá música ao vivo, com sanfona e viola, e fogueira. A comunidade fica na Rua Maria Luiza Alves, 305.

No Dia de São João Batista, a Comunidade Shalom promove o Arraiá da Paz no Instituto Padre João Emílio, a partir das 19h. Serão oferecidas comidas típicas, quadrilha, brincadeiras e forró para toda a família. O endereço é Avenida Barão do Rio Branco, 3890 – Alto dos Passos.

Dentro da Festa de São Pedro, no sábado (24), a partir das 13h, será realizada uma festa junina, promovida pela Catequese paroquial, no pátio da Igreja Matriz. No dia seguinte (25), haverá uma tarde de convivência, com show de prêmios e funcionamento de barraquinhas típicas. À noite, após a Missa das 19h, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss fará uma apresentação e, em seguida, haverá música ao vivo. A Matriz São Pedro fica na Av. Senhor dos Passos, 1392 – São Pedro.

Por fim, no domingo, 25 de junho, a Comunidade Emaús Juiz de Fora promove mais uma edição de seu Maranatha de São João Batista. A festa junina do movimento é aberta a toda a comunidade e será realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim, a partir das 14h. Além da Santa Missa, haverá venda de comidas típicas, show de prêmios e apresentação da quadrilha do “Vai Quem Quer”. O endereço é Rua Barão do Retiro, 388 – Bonfim.

Veja Também