No dia 22 de novembro os fiéis celebram Santa Cecília. Conhecida como padroeira dos músicos, a santa será homenageada na capela que recebe seu nome, localizada no bairro Santa Cecília.
A programação começa nesta sexta-feira (20), com missa às 19h, seguida de apresentação de coral. No sábado (21), haverá momento mariano do Terço às 19h e apresentação de coral logo em seguida.
No domingo (22), dia dedicado à padroeira, será celebrada a Santa Missa, seguida de procissão pelas ruas do bairro.
A Capela Santa Cecília pertence a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do bairro Mundo Novo, e fica localizada na Rua Olegário Mariano, s/nº – Santa Cecília.
Confira a programação completa:
20 de novembro – sexta-feira
19h – Missa, seguida de apresentação de coral
21 de novembro – sábado
19h – Momento mariano do Terço
1ª Dezena – Terço dos homens.
2ª Dezena – Terço das mulheres, Legião de Maria e Congregação Mariana
3ª Dezena – Apostolado da Oração e catequistas
4ª Dezena – Ministros da Eucaristia
5ª Dezena – Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP)
*Logo após, apresentação de coral
22 de novembro – domingo
9h – Missa, seguida procissão pelas ruas do bairro
Itinerário: Praça Maria Amélia, Mário Pereira, Iris Maestrini, Heitor Soares, Rita Monteiro, Gabriel Rodrigues, Melo Franco, Pedro Botti, Travessa Hamilton Alves e Maria Amélia.
*Haverá funcionamento de barraquinhas nos dias 21 e 22 (sexta-feira e sábado)
Santa Cecília
*Com informações do site www.cancaonova.com
Segundo uma antiga tradição, Santa Cecília pertencia a uma das principais famílias de Roma. Ela costumava vestir uma túnica de um tecido muito áspero e consagrou a Deus sua virgindade. Seus pais a comprometeram em matrimônio com um jovem chamado Valeriano, mas Cecília disse a este que ela tinha feito voto de virgindade e que se ele queria ver o anjo de Deus devia fazer-se cristão. Valeriano foi ensinado pelo Papa Urbano e foi batizado. As histórias antigas dizem que Cecília via seu anjo da guarda.
Naquela época, o prefeito de Roma, Almaquio, tinha proibido sepultar os cadáveres dos cristãos. Mas Valeriano, (marido de Cecília) e Tibúrcio se dedicaram a sepultar todos os cadáveres de cristãos que encontravam e por isso foram presos. Levados ante o prefeito, este lhes pediu que declarassem que adoravam Júpiter. Eles defenderam sua fé e morreram mártires. Em seguida, a polícia prendeu Cecília e lhe exigiu que renunciasse à religião de Cristo. Ela declarou que preferia a morte que renegar a verdadeira religião. Então foi levada junto a um forno quente para sufocar com os terríveis gases que saíam dali.
Em vez de asfixiar-se ela cantava gozosa (possivelmente por isso a nomearam padroeira dos músicos). Visto que, com este martírio, não podiam acabar com ela, o cruel Almaquio mandou que lhe cortasse a cabeça. Em 1599 permitiram ao escultor Maderna ver o corpo incorrupto da Santa e ele fabricou uma estátua em mármore dela, que se conserva na igreja da Santa Cecília em Roma.
Outras informações:
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Mundo Novo) – (32) 3212-9952
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora – (32) 3229-5450