Festival dos Jovens em Medjugorje: seis dias para “Seguir Jesus”

O Festival foi inaugurado, na noite desta quinta-feira (01), com uma solene concelebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma. A Santa Missa de encerramento, na noite do próximo dia 5, será celebrada por Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova evangelização.

Mensagem do Cardeal De Donatis

Dom De Donatis inaugurou o evento juvenil dirigindo-se os numerosos fiéis, reunidos em Medjugorje, sob o olhar da Santa Mãe de Deus, dizendo: “Ficamos sempre maravilhados com a graça que o Senhor derrama sempre sobre nós. Tudo é graça: o dom da Igreja, a Palavra e o Pão, a beleza da criação e o rosto dos irmãos. O bom Pai quer que sigamos seu Filho para encontrarmos a felicidade. Seguimos o Senhor porque acreditamos que somente Ele dá a vida, a vida plena e eterna”.

Referindo-se ao tema do Festival “Segue-me”, convite que o Mestre nos dirige, – disse o Cardeal – é preciso que o Espírito Santo abra nossos corações e nos encha de sabedoria divina.

Enfim, extraiu as três pérolas da concha do Evangelho do dia: purificar a mente, antecipar o juízo divino e tornar-se novos homens. Assim, o Cardeal exortou os jovens “a serem sábios como a Mãe de Deus, que meditou tudo em seu coração”.

Participantes no Festival

Participam do evento milhares de jovens, cerca de 50.000 peregrinos, provenientes do mundo inteiro, liderados por 400 sacerdotes e vários Bispos, que farão suas catequeses, em diversas línguas com base no tema “Segue-me”. Entre outros, destaca-se a presença de Dom José Rodriguez Carballo, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; o Núncio Apostólico na Bósnia e Herzegovina, Dom Luigi Pezzuto; o Cardeal de Sarajevo, Vinko Puljic, e o Visitador apostólico de Medjugorje, Cardeal Henryk Hoser.

Peregrinação ao monte Križevac

Durante este Festival jubilar ou “Mladifest”, que chegou à sua 30ª edição, os presentes participam de catequeses, testemunhos, procissões, adorações. O ponto alto, ao término do evento, será a manhã do dia 6 de agosto, quando os milhares de jovens e peregrinos subirão à colina Križevac, para participar de momentos de oração e reflexão.

Križevac, que significa “monte da Cruz”, onde há uma Cruz monumental, é um dos três lugares principais de devoção mariana dos peregrinos que vão a Medjugorje. Esta cidade tornou-se famosa, 1981, devido a seis jovens moradores, entre 10 e 16 anos de idade, que declaravam ter visto a Virgem Maria no monte Podbrdo. Ao longo das décadas, a cidade tornou-se meta de grandes peregrinações religiosas.

Fonte: Site Vatican News