Festa de São João Paulo II é comemorada no Bairro Nova Era

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Igreja Católica celebra, em 22 de outubro, o Dia de São João Paulo II. A data foi escolhida por marcar o início oficial de seu pontificado, dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Papa. E a primeira paróquia dedicada a ele no Brasil, localizada no Bairro Nova Era, em Juiz de Fora, comemora o padroeiro desde essa segunda-feira (15).

A programação especial tem como tema “Alegrai-vos e exultai” e o lema “A chamada a Santidade no mundo atual”. Serão seis dias de preparação com missas nas capelas da comunidade. No domingo (21), conta também com terço, tarde de louvor com os jovens e carreata saindo da Matriz, seguida de missa. No dia dedicado ao santo, além das missas haverá a oração do Ângelus e um momento de adoração.

A Matriz da Paróquia São João Paulo II (Capela Nossa Senhora Aparecida) fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro, 30 – Nova Era.

Confira a programação:

Dia 16 de outubro – Terça-feira
19h30 – Missa na Capela Santa Ângela

Dia 17 de outubro – Quarta-feira
19h30 – Missa na Capela Santo Antônio

Dia 18 de outubro – Quinta-feira
19h30 – Missa na Capela Sagrado Coração de Jesus

Dia 19 de outubro – Sexta-feira
19h30 – Missa na Capela São Vicente

Dia 20 de outubro – Sábado
18h – Missa na Matriz

Dia 21 de outubro – Domingo
9h – Missa na Matriz
15h – Terço da Divina Misericórdia
15h30 – Tarde de louvor com Jovens
16h – Carreata seguida de missa na Matriz

Dia 22 de outubro – Segunda-feira – Dia de São João Paulo II
8h – Missa na Matriz
12h – Ângelus
15h – Adoração
19h30 – Missa na Matriz

*Haverá funcionamento de barraquinhas nos dias 20, 21 e 22 de outubro. 

Padroeiro

São João Paulo II foi o 264º Papa da Igreja Católica. Nasceu no contexto da I Guerra Mundial, na Cracóvia (Polônia), e desde criança foi um católico fervoroso. Entrou no seminário aos 22 anos, clandestinamente, por conta da invasão comunista em seu país. Foi um dos papas que mais tempo teve de pontificado, quase 27 anos, e se destacou por conta de seu carisma e diplomacia.

Dentre seus principais legados estão: o novo Código de Direito Canônico Latino e das Igrejas Orientais; o novo Catecismo da Igreja Católica; a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude; e o maior destaque à devoção Mariana.

Passou por grandes provações, como quando baleado, em 1981, os escândalos de pedofilia, lutas dentro da própria Igreja por conta de mudanças, além de sua saúde debilitada (após o atentado). Foi um exemplo de fé, coragem e determinação a todo o povo.

*Fontes: A12 e Editora Cleofás

Veja Também