Festa de Nossa Senhora de Monte Serrat teve início no bairro Ponte Preta

Réplica da imagem original de N.Sra. Monte Serrate/Foto: Site da Paróquia de Nossa Senhora de Monte Serrate em São Paulo (SP).

Neste domingo (4) teve início a festa de Nossa Senhora de Monte Serrat, no bairro Ponte Preta, em Juiz de Fora. A comunidade é dedicada a este título Mariano, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebra sua padroeira tradicionalmente no início de setembro.

A programação retorna na quinta-feira (8), dia de Nossa Senhora de Monte Serrat, com o tríduo, às 19h30. Na sexta-feira (9), a celebração acontece no mesmo horário. Já no sábado, a Eucaristia será às 18h30, seguida de leilão e show musical.

No domingo, dia 11 de setembro, os festejos conta com procissão, seguida de Missa. Fechando a noite um show de prêmios será realizado em prol da comunidade.

A comunidade fica na Rua Gabriel Sobreira, s/nº – Bairro Ponte Preta.

Conhecendo mais da história

O culto a Virgem Senhora do Montserrat remonta aos primeiros tempos do cristianismo e faz referência ao apóstolo São Pedro, que segundo a tradição, levou em sua viagem a península Ibérica uma imagem da Virgem Maria, esculpida em madeira e conhecida como a Senhora Jerusalemitana.

Segundo a história, a imagem teria sido construída por São Lucas e levada ao seu atual local, o Montserrat, na Catalunha, por São Pedro no ano 50. No século VIII, durante a invasão muçulmana da Península Ibérica, teria sido escondida por devotos numa caverna. A imagem teria sido reencontrada somente no ano 880, por um grupo de crianças. Um bispo teria, então, tentado levá-la para a cidade de Manresa, mas a imagem teria se tornado pesadíssima, impedindo seu translado. O bispo teria interpretado o fato como um milagre e como um sinal de que a imagem deveria permanecer no local. Teria, então, sido construído o Mosteiro de Santa Maria de Montserrat no local, para abrigar a imagem.

Essa devoção não é muito popular em nossa região, no entanto, no Brasil existem algumas cidades que tem a Senhora de Monte Serrat como protetora. Alguns exemplos são Santos (SP), Buriti dos Montes (PI) e Caiapônia (GO).

*Com informações de Arquidiocese de São Paulo e Portal Catolicismo Romano