Festa de Nossa Senhora de Lourdes emociona fiéis em Juiz de Fora

0

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Francisco Bernardino, celebrou na noite de ontem (11), o dia da Padroeira. A Missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira e concelebrada pelos Padres Gil Condé da Silva, Edson Antônio Soares da Costa, Emerson de Assis Braz e Leonardo Loures Valle. O Diácono Nelson Heleno Colares serviu ao Altar na celebração.

Segundo Padre Gil, Pároco da Igreja, durante a festividade a Paróquia recebeu centenas de fiéis. “Tivemos a Novena que começou no dia 2 e terminou dia 10. Neste dia (11) nós tivemos Missas às 6h, 15h com unção dos enfermos e às 19h celebrada pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. ”

Além da busca espiritual, os fiéis foram convidados a fazer doações de materiais como um gesto concreto. “Arrecadamos detergentes, doação de papel higiênico e leite. Fizemos a entrega no Instituto Padre João Emílio que atende pessoas carentes e tem a direção da Arquidiocese de Juiz de Fora.” A paróquia recebeu cerca de 652 detergentes, 2.046 papéis higiênicos, 670 litros de leite e outros materiais de limpeza para a doação.

Dom Gil possui uma história de devoção e agradecimento à Nossa Senhora de Lourdes. Há 10 anos o Pastor passava por um período de enfermidade depois que um tumor foi identificado durante exames. O Arcebispo contou que as dores começaram após a missa de Nossa Senhora de Lourdes e sua cura aconteceu através de um milagre, após 11 horas de cirurgia.

Em entrevista, Dom Gil recordou a importância de Nossa Senhora de Lourdes para a Igreja. “Nossa senhora de Lourdes nos recorda dois momentos importantes na história da Igreja: primeiro a proclamação do dogma da Imaculada que foi feita pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1954. Outro episódio é que em 1958 a jovem Bernadete viu nossa senhora por 18 vezes, desde o dia 11 de fevereiro até o dia 16 de julho daquele ano. Nossa senhora transmitiu mensagens de oração, paz, penitencia contra os pecados e atenção aos doentes. Assim, a devoção à Nossa Senhora de Lourdes se espalhou pelo mundo.

Homilia:

Em sua homilia o Pastor lembrou aos presentes do amor de Deus por toda a humanidade revelado através de Maria: “Deus, para criar o mundo, disse uma palavra e o mundo apareceu. A primeira coisa que ele criou foi a luz (…), se Deus tem o poder de criar todas as coisas, poderia ter nos salvo apenas com uma palavra, mas ele quis nos salvar através da encarnação de seu filho, para que ele fosse um de nós, nos ensinando os caminhos da verdade, sendo luz para nossos caminhos, sofrer, morrer e ressuscitar. Para isso Deus escolheu uma mulher para ser a sua mãe. ”

Dom Gil falou ainda sobre a serenidade e o amor materno de Nossa Senhora. “Maria foi escolhida entre todas as mulheres da terra para ser a mãe do Salvador. Na Bíblia temos algumas referências à Nossa Senhora, mas o que mais impressiona é o silencio de Maria, embora nós encontremos algumas de suas palavras na Bíblia. O silencio de Maria é mais eloquente do que as palavras. Seu rosto, seu olhar e a sua vida nos ensinam justamente o que é o amor de Deus. ”

O Arcebispo recordou também que a bondade de Deus com o mundo foi tão grande, que “ele quis que nós tivéssemos também uma mãe espiritual para termos um colo para sermos agraciados no Espírito, um colo para os afagos nos momentos de sofrimento e dor. ”

 

Conteúdo Relacionado
X