Festa de Corpus Christi é celebrada na Arquidiocese

0

No dia 4 de junho, os católicos celebram a festa da instituição da Santa Eucaristia, o Corpus Christi. Lembrada sempre em uma quinta-feira, em alusão ao dia da semana em que Cristo entregou aos apóstolos seu “Corpo e Sangue”, a data também é marcada pela confecção de tapetes, por onde tradicionalmente passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destaca a importância dessa solenidade para a Igreja Católica. “A festa de Corpus Christi recorda a presença de Jesus Eucarístico na Igreja perpetuamente. Terminando o Tempo Pascal e entrando no tempo chamado Comum na liturgia, a Igreja convoca seus filhos para se reunirem outra vez ao redor do Pão e do Vinho Eucarísticos para lembrar que Jesus morreu, ressuscitou e foi para o céu, mas não se distanciou de nós. Ele está presente em nosso meio pela Sagrada Eucaristia”, finaliza.

Confira, abaixo, as programações para o dia de Corpus Christi em diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Juiz de Fora:

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

Na Paróquia Santa Luzia, os tapetes de Corpus Christi começarão a ser confeccionados às 5h30 da quinta-feira (4), nas ruas Ingrácia Pinheiro e Porto das Flores. Serão 31 desenhos, com dimensões de 7m x 3m cada um. Aproximadamente 150 pessoas ajudarão, a maioria delas pertencentes às pastorais da paróquia.

Às 9h30, haverá missa na Matriz, seguida de procissão em direção ao Santuário Santa Luzia, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida

Nesta paróquia, a confecção dos tapetes de Corpus Christi está sob a responsabilidade do grupo jovem JUF (Jovens Unidos pela Fé). Às 8h do dia 4 de junho, os integrantes do grupo darão início aos desenhos, que ficarão localizados na entrada da Igreja Matriz. Em 2014, foram confeccionados 25 tapetes, número que deve se repetir este ano.

Na Matriz Nossa Senhora Aparecida, a missa de Corpus Christi está marcada para às 15h, seguida de procissão pelas ruas do bairro.

Paróquia Santa Rita de Cássia – Bonfim

Nesta paróquia, a celebração de Corpus Christi está marcada para às 16h, seguida de procissão. Também haverá a confecção dos tradicionais tapetes, que tomarão a entrada do pátio da igreja e o estacionamento.

A Paróquia Santa Rita está realizando uma campanha de arrecadação de pó de café usado e serragens para a confecção dos desenhos. Os interessados em contribuir podem deixar os materiais na secretaria paroquial.

Paróquia São Geraldo – Teixeiras

A Paróquia São Geraldo celebrará Corpus Christi com missas na Matriz e em duas de suas comunidades. As primeiras celebrações do dia 4 de junho estão marcadas para às 9h, na Comunidade São Domingos e na Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística. Às 15h, a Santa Missa será na Matriz São Geraldo, seguida de procissão pelas ruas do bairro Teixeiras.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Francisco Bernardino

No dia 19 de junho, essa paróquia celebrará Corpus Christi com o tema central “Eucaristia, alimento que dá a vida”. As sete comunidades que a compõe se reunirão às 16h na Matriz para celebração da Eucaristia, que será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, retornando à igreja. Durante o percurso, haverá três bênçãos: para os enfermos, para as famílias e pelas crianças, adolescentes e jovens.

A paróquia pede aos fiéis que comparecerão levarem vela para a procissão e estarem vestidos de branco, representando um pedido pela paz.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairu

No dia de Corpus Christi, haverá Celebração Eucarística às 7h na Rua Maurício Duarte, 66, no Alto Bairu. Do local, sairá procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Matriz, onde será realizada adoração de 8h30 às 11h.

Às 16h, a Praça Olavo Costa (Praça da Baleia) receberá a oração do Santo Terço e, às 19h, haverá celebração na Matriz.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica

Em Benfica, a celebração de Corpus Christi será realizada a nível paroquial, às 9h, na Matriz Nossa Senhora da Conceição. Após a missa, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Capela Senhor Bom Jesus. O pedido é que os fiéis estejam vestidos de branco, em lembrança ao Ano da Paz.

Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus – Bairro de Lourdes

Nesta paróquia, a festa de Corpus Christi será lembrada com Santa Missa às 9h, na Comunidade São Vicente, de onde sairá procissão em direção à Matriz. No local, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Comunidade Resgate

Na Comunidade Resgate, Corpus Christi será lembrado a partir das 14h, com adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, às 17h. Logo após, haverá noite de louvor especial sobre os milagres Eucarísticos. Toda a programação será realizada na Casa Mãe da comunidade, que fica na Rua Costa Carvalho, 76 – Bairro Costa Carvalho.

Interior:

Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG

Nessa comunidade, a festa de Corpus Christi terá o tema “O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo” (1 Cor 1,17). Às 7h, terá início a adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz, onde será realizada Santa Missa, às 15h. Logo após, haverá procissão em direção à Praça Bias Fortes, em frente à Igreja Nosso Senhor dos Passos, onde será dada a bênção final.

Nesta paróquia, a confecção dos mais de 80 tapetes de Corpus Christi começará às 8h e será feita por movimentos e pastorais locais, na Rua Coronel Serrado. No total, serão 280 metros de desenhos.

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Lima Duarte/MG

Em Lima Duarte/MG, a missa de Corpus Christi será às 15h, na Quadra Lincoln Moreira Duque, localizada no Centro, seguida de procissão até a Matriz, onde haverá bênção do Santíssimo Sacramento. A organização pede que os fiéis vistam roupas brancas, levem velas e enfeitem as casas nas ruas por onde o cortejo passará.

Paróquia São José – Bicas/MG

Nesta paróquia, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento na Matriz a partir das 8h. Às 9h, será celebrada missa solene, seguida de procissão no entorno da igreja. Fechando a programação, haverá o tradicional chá beneficente no Esporte Clube Biquense, às 15h. O dinheiro arrecadado na ocasião será destinado às obras sociais realizadas na Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara/MG

Em Ewbank da Câmara, a missa de Corpus Christi está marcada para as 9h, e será seguida de procissão pela avenida principal da cidade, com bênção do Santíssimo Sacramento.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Matias Barbosa/MG

Em Matias Barbosa, pastorais, movimentos e escolas são os responsáveis pela confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. Os desenhos, 18 no total, cada um medindo 3 m x 5 m, começarão a ganhar forma na quinta-feira (4), a partir das 7h, na Rua Dr. José Mariano.

Na Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Santa Missa será realizada às 16h, seguida de procissão.

Outras informações:
Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia: (32) 3234-3332
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida: (32) 3237-1125
Paróquia Santa Rita de Cássia – Bonfim: (32) 3226-1368
Paróquia São Geraldo – Teixeiras: (32) 3236-1778
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Francisco Bernardino: (32) 3221-5143
Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairu: (32) 3215-9969
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica: (32) 3222-1266
Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus – Bairro de Lourdes: (32) 3235-1566
Comunidade Resgate: (32) 3235-6300
Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG: (32) 3251-4839
Paróquia Nossa Senhora das Dores – Lima Duarte/MG: (32) 3281-1236
Paróquia São José – Bicas/MG: (32) 3271-1240
Paróquia Santo Antônio – Ewbank da Câmara/MG: (32) 3255-1227
Paróquia Nossa Senhora da conceição – Matias Barbosa/MG: (32) 3273-1338
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X