Festa de Corpus Christi é celebrada na Arquidiocese de JF

0

No próximo dia 19 (quinta-feira), católicos do mundo todo celebram a Festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. Nessa data, é lembrado o mistério da Eucaristia, que é o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destaca a importância desse dia. “Corpus Christi é a celebração da unidade, do amor supremo de Cristo, porque Ele instituiu a Eucaristia para que todos comessem do mesmo pão. Os que viveram naquele tempo puderam vê-lo na Cruz e, depois, ressuscitado. No entanto, mais forte do que a visão humana é a visão da fé. Por isso acreditamos na presença d’Ele no Pão e no Vinho”.

Confira a programação de algumas paróquias da Arquidiocese:

 

Juiz de Fora:

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

Na Paróquia Santa Luzia, os tapetes de Corpus Christi começarão a ser confeccionados às 5h do dia 19, na Av. Santa Luzia e na Rua Ingrácia Pinheiro. Serão 34 desenhos, com dimensões de 7 m x 3 m cada um. Aproximadamente 150 pessoas ajudarão, entre comunidades, pastorais e movimentos da paróquia.

Às 9h, haverá missa na Matriz seguida de procissão, que retornará à Matriz para bênção do Santíssimo Sacramento. O trajeto do cortejo será: Rua José Nunes Leal Maia, Rua Porto das Flores, Rua Ibitiguaia, Av. Santa Luzia e Rua Ingrácia Pinheiro.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairu

No dia de Corpus Christi, haverá Celebração Eucarística às 7h na Rua Maurício Duarte, no Alto Bairu, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento até a Matriz. O cortejo seguirá pelas ruas Maurício Duarte e José Teixeira Lopes, nas quais serão confeccionados os tapetes, e pelas ruas José Ribeiro, Valdir Soares Valle, Ribeiro de Abreu, Francisco Faria, Irmão Martinho e Doutor Alberto Vieira Lima, até a igreja. Nesse local será iniciado, às 9h, um retiro paroquial, com adoração ao Santíssimo até meio-dia.

Às 13h, haverá momento de oração e reflexão na Matriz e, às 16h, Terço Meditado na Praça Olavo Costa (Praça da Baleia). Para as 19h, está marcada celebração na Matriz, com o encerramento do retiro.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Francisco Bernardino

No dia 19 de junho, essa paróquia celebrará Corpus Christi com o tema central “Fica conosco, Senhor”. As sete comunidades que a compõe se reunirão às 17h na Matriz para celebração da Eucaristia, que será seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento, retornando à igreja. Durante o percurso, haverá três bênçãos: para os enfermos, para as famílias e pelas crianças, adolescentes e jovens.

O cortejo sairá da Matriz e passará pela passarela, seguindo pela Rua Augusto Mariani, Rua Cônego Roussim, Avenida Lúcio Bittencourt, retornando à Matriz pela mesma avenida, Rua Cônego Roussim, Rua Francisco Lins, Rua Waldemar Machado Mendonça, Rua Euchério Rodrigues, passando novamente pela passarela.

Paróquia São Geraldo – Teixeiras

A Paróquia São Geraldo realizará um Tríduo em preparação a Corpus Christi nos dias 16, 17 e 18 de junho. No dia 19 (quinta-feira), haverá missa às 15h, seguida de procissão saindo da Igreja São Geraldo em direção à Comunidade São Domingos. Durante a procissão haverá distribuição de pães bentos, de suco e coreografia do grupo “Evangelizarte”. Na chegada à Comunidade São Domingos haverá benção do Santíssimo Sacramento.

O itinerário da procissão será: Rua Jésus Raimundo, Rua João Moreira da Rocha e Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida

Nessa paróquia, a festa de Corpus Christi começará a ser preparada às 21h do dia 18 (quarta-feira), quando os tradicionais tapetes serão confeccionados na Rua Nossa Senhora Aparecida, próximo à entrada da Matriz. Serão dez tapetes, cada um com tema diferente. Cerca de 25 jovens serão os responsáveis pela montagem dos desenhos, com o apoio da comunidade paroquial.  

No dia 19, a Matriz ficará aberta a partir das 8h para adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 17h, haverá missa seguida de procissão por ruas próximas à igreja.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vale da Floresta

Nesta paróquia, a confecção dos tapetes de Corpus Christi começa às 7h, na Rua Henrique Pimenta Brasiel, que fica no Bairro Jardim Esperança. A missa solene está marcada para as 16h, na Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, no mesmo bairro, de onde sairá procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Comunidade São Sebastião. Neste local, às 19h, haverá show com a Banda “Vinde a Mim” e funcionamento de barraquinhas. 

Comunidade Resgate

Na Comunidade Resgate, Corpus Christi será lembrado a partir das 14h, com louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa. A programação será cumprida na Casa Mãe da comunidade, que fica na Rua Costa Carvalho, 76 – Bairro Costa Carvalho.

Forania Santo Antônio

Clique aqui e confira a programação de Corpus Christi nas paróquias da Forania Santo Antônio.

 

Interior:

Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG

Nessa comunidade, a festa de Corpus Christi terá o tema “Eu vos farei chover pão dos Céus” (Ex 16,4). Das 7h às 15h, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento no Salão Paroquial. Às 16h, será realizada missa na Matriz, seguida de procissão em direção à Igreja Nosso Senhor dos Passos, onde será dada a bênção final.

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG

A solenidade de Corpus Christi na Paróquia São Sebastião será iniciada com missa às 15h, na Rua Antônio Fernandes, 153 (Praça da Bíblia), em frente à Capela São Jorge. Logo após, haverá procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Matriz São Sebastião, com três bênçãos: aos jovens, enfermos e às famílias. Para enfeitar o início do caminho do cortejo, a comunidade confeccionará cinco tapetes, de aproximadamente 1 m x 1 m.

Paróquia São João Nepomuceno – São João Nepomuceno/MG

Nessa paróquia, o dia de Corpus Christi começa com missa às 7h30, no Centro Pastoral Maria Mãe de Jesus. Às 9h30, haverá celebração na Matriz, com a Primeira Comunhão de crianças da comunidade. Às 16h, será realizada outra missa na Matriz, que será seguida de procissão até a Igreja Nossa Senhora do Rosário.

A Paróquia São João Nepomuceno está realizando uma Campanha do Agasalho e pede que os fiéis que forem participar das celebrações do dia colaborem.

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Lima Duarte/MG

Em Lima Duarte/MG, haverá missa às 15h na Praça Lincoln Moreira Duque, seguida de procissão até a Matriz com o Santíssimo Sacramento. A organização pede que os fiéis levem velas e enfeitem as casas nas ruas por onde o cortejo passará.

 

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia: (32) 3234-3332

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bairu: (32) 3215-9969

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Francisco Bernardino: (32) 3221-5143

Paróquia São Geraldo – Teixeiras: (32) 3236-1778

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida: (32) 3237-1125

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vale da Floresta: (32) 3237-4308

Comunidade Resgate: (32) 3235-6300

Paróquia São Miguel e Almas – Santos Dumont/MG: (32) 3251-4839

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG: (32) 3251-3450

Paróquia São João Nepomuceno – São João Nepomuceno/MG: (32) 3261-1407

Paróquia Nossa Senhora das Dores – Lima Duarte/MG: (32) 3281-1236

 

Conteúdo Relacionado
X