Festa da Exaltação da Santa Cruz é celebrada com programação especial em Juiz de Fora

*Imagem de Hands off my tags! Michael Gaida por Pixabay
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, recordada no dia 14 de setembro, se insere no calendário litúrgico desde longa data. Celebrada pela primeira vez no ano 335, lembra a dedicação das Basílicas sobre o Gólgota e o Sepulcro de Cristo ressuscitado, em Jerusalém.

Essa festividade tem como sentido maior o de promover o reconhecimento do madeiro da Cruz como o instrumento de salvação do gênero humano. Se na Idade Antiga a cruz era um instrumento infame, humilhante e terrível de tortura e morte, utilizado com os réus que eram julgados culpados de crimes hediondos, no decorrer dos primeiros séculos, graças à Paixão, morte e ressurreição de Jesus, ela passou a ser contemplada como um símbolo do amor de Deus, um instrumento de vida e de salvação. Sendo assim, revestida de vermelho, cor do martírio e da paixão, a Igreja, diferente do sentimento da Sexta-feira da Paixão, neste dia não olha a cruz como instrumento da morte e destruição do Filho de Deus, mas como o sinal sagrado que é símbolo da redenção de Cristo.

Essa importante data é recordada no mundo inteiro, em todas as celebrações do dia 14, mas na Paróquia Santa Cruz, em Juiz de Fora, a programação festiva começa um pouco antes: a abertura está marcada para este domingo (11), às 19h, com Missa e bênção das chaves na Matriz. Na segunda (12) e na terça-feira (13), as celebrações serão às 19h30, com bênçãos da carteira de trabalho e da água, respectivamente.

Na quarta-feira, dia 14, a Festa da Exaltação da Santa Cruz será lembrada com Missa Solene às 19h30, seguida de procissão pelas ruas do Bairro Bandeirantes. Entre os dias 9 e 14 haverá funcionamento das tradicionais barraquinhas. A Matriz Santa Cruz fica na Praça Artur Bernardes.

Confira a programação completa:

Dia 11 de setembro – Domingo
19h – Missa com bênção das chaves

Dia 12 de setembro – Segunda-feira
19h30 – Missa com bênção das carteiras de trabalho

Dia 13 de setembro – Terça-feira
19h30 – Missa com bênção da água

Dia 14 de setembro – Quarta-feira – Festa da Exaltação da Santa Cruz
19h30 – Missa Solene seguida de procissão

*Entre os dias9 e 14 de setembro haverá funcionamento de barraquinhas.

*Com informações do site da Arquidiocese de Brasília e de A12.com

Veja Também