Festa da Divina Misericórdia: Papa preside missa na Basílica de São Pedro

Missa celebrada por Francisco em caráter privado na Igreja do Espírito Santo, em Sassia, em 2021/Foto: Vatican Media
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

“No domingo celebraremos a Festa da Divina Misericórdia . Cristo nos ensina que o homem não só experimenta a misericórdia de Deus, mas também é chamado a mostrá-la a seu próximo. Sou especialmente grato a vocês por sua misericórdia para com tantos refugiados da Ucrânia, que encontraram portas abertas e corações generosos na Polônia. Que Deus os recompense por sua bondade.”

Assim o Papa se dirigiu aos poloneses na manhã desta quarta-feira (20) durante a tradicional saudação aos fiéis na Audiência Geral e lembrando do II Domingo de Páscoa, da Divina Misericórdia. Após 2 anos de celebrações em caráter privado por causa da pandemia de Covid-19, Francisco vai presidir a missa no próximo 24 de abril na Basílica de São Pedro. Em comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé desta quarta-feira (20), veio a confirmação do Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias. A missa, que começa às 10h no horário italiano, 5h no Horário de Brasília, terá transmissão ao vivo da Rádio Vaticano/Vatican News com comentários em português.

Festa da Divina Misericórdia

O Domingo da Divina Misericórdia foi instituído por São João Paulo II em 30 de abril de 2000, dia da canonização da Irmã Faustina. Em 2020 e 2021, o Pontífice presidiu a liturgia eucarística por ocasião da Festa de forma privada na Igreja do Espírito Santo, em Sassia, localizada nas proximidades do Vaticano. No ano passado, por exemplo, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o dicastério da Santa Sé encarregado de organizar a celebração, reuniu detentos de três penitenciárias de Roma, jovens refugiados do Oriente Médio e da África, além de um grupo de enfermeiros para acompanhar a celebração.

No site do Santuário da Divina Misericórdia, o centro italiano de devoção a Jesus Misericordioso, uma programação especial já está sendo anunciada para o próximo domingo (24). A igreja vai abrir logo cedo da manhã para exposição e adoração eucarística do Santíssimo Sacramento. No final da manhã, após a missa com o Papa na Basílica Vaticana, está prevista uma procissão com a imagem de Jesus Misericordioso até a Praça São Pedro e participação na oração do Regina Coeli.

Compromissos do Papa

A participação do Pontífice já havia sido antecipada em calendário divulgado em 21 de março sobre os compromissos do Papa para os meses de abril e maio. Na programação para o próximo mês, então, destaque para V Domingo de Páscoa, dia 15 de maio, quando Francisco vai presidir a Santa Missa com o Rito de Canonização de 10 Beatos:

– Titus Brandsma
– Lázaro (Devasahayam)
– César de Bus
– Luís Maria Palazzolo
– Justino Maria Russolillo
– Charles de Foucauld
– Maria Rivier
– Maria Francisca de Jesus Rubatto
– Maria de Jesus Santocanale
– Maria Domenica Mantovani

Fonte: Site Vatican News

Veja Também