Festa da Divina Misericórdia é celebrada neste domingo

No segundo Domingo da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia. Esta festividade foi instituída no ano 2000, pelo Papa João Paulo II, para toda a Igreja, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Esta festa era um desejo do próprio Jesus, que fora revelado para Santa Faustina. Ela deixou cada uma destas revelações registradas em seu diário, que hoje, podemos ter acesso, pois foram registradas todas em apenas um exemplar com aproximadamente 1828 numerais.

“Nenhuma alma terá justificação enquanto não se dirigir com confiança à Minha misericórdia. E é por isso que o primeiro domingo depois da Páscoa deve ser a Festa da Misericórdia. Nesse dia, os sacerdotes devem falar às almas desta Minha grande e insondável misericórdia” (Diário, 570).

A Festa da Divina Misericórdia será lembrada em todas as missas do domingo (16). Neste dia, a Igreja concede a indulgência plenária a todos os fiéis que cumprirem as seguintes condições: realizar a confissão sacramental, comungar no dia da festa e rezar pelas intenções do Santo Padre as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Credo.

Algumas paróquias e comunidades, porém, prepararam programações especiais em lembrança à data. Confira:

Comunidade Resgate

Na Comunidade Resgate, a Festa da Misericórdia será realizada no Centro de Evangelização, em Chácara, a partir das 9h, comemorando os dez anos do local.

O evento contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, da fundadora e cofundadora da comunidade, Cristina e Sabrina Ribeiro.

A programação do evento inclui: pregações, adoração, momento de oração, Terço da Misericórdia e bênção solene dos quadros de Jesus Misericordioso, conforme o expresso pedido do próprio Jesus.

O Centro de Evangelização da Comunidade Resgate fica na antiga Fazenda São Fidélis, BR-267, Km 82, estrada que liga Juiz de Fora a Chácara. Haverá ônibus saindo do centro de Juiz de Fora as 8h, 10h, 13h e 15h.

Paróquia Nossa Senhora do Líbano – Grajaú

Na Matriz Nossa Senhora do Líbano haverá, também no domingo (16), Terço da Divina Misericórdia às 15h e, na sequência, uma tarde louvor em lembrança à festa.

A igreja fica na Rua Raulina Magalhães, 40 – Grajaú.

Paróquia São João Paulo II – Nova Era

Na Igreja Matriz do bairro Nova Era, no domingo, será realizada a Tarde da Misericórdia. Com início às 14h, será um momento de louvor e adoração, com pregação, terço e Santa Missa.

A Matriz fica na Rua Jarcil Firmino Pinheiro, 30 ‐ Bairro Nova Era.

Paróquia Santíssima Trindade – Poço Rico

Na Paróquia Santíssima Trindade, haverá visita do quadro da Divina Misericórdia pelas comunidades ao longo da manhã do domingo, até a Matriz. Na sequência, haverá uma programação especial pela tarde, com Missas, oração, reflexão da Divina Misericórdia e confraternização.

Segue abaixo a programação detalhada:

8h – Apresentação do Quadro da Divina Misericórdia no Santuário São Judas Tadeu
9h30 – Apresentação do Quadro da Divina Misericórdia na Igreja de Nossa Senhora de Fátima
10h20 – Benção com o Quadro da Divina Misericórdia em frente ao hospital Albert Sabin
11h – Chegada do Quadro da Divina Misericórdia na Igreja Menino Jesus de Praga, seguida de Missa Solene
12h às 15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
15h – Missa e Unção dos Enfermos
16h – Palestra “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai”
17h – Lanche partilhado
18h – Missa de Encerramento

A Igreja Menino Jesus de Praga fica na Rua Pinto de Moura, 70 – Bairro Poço Rico.

Paróquia São Sebastião – Barreira do Triunfo

Na Barreira do Triunfo, a programação especial já teve início com o novenário, sempre às 15h. No domingo, dia 16 de abril, a comunidade recorda a festa da Misericórdia já na Missa das 8h, no entanto, só a partir das 14h acontece um momento diferenciado, com oração, louvor, pregação e benção do Santíssimo.

A Igreja Matriz fica na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 10578 – Bairro Barreira do Triunfo.

Paróquia Santa Ana- Belmiro Braga/MG

Em Belmiro Braga, no domingo, será realizado uma tarde de adoração, a partir das 15h. Iniciando com o Terço da Divina Misericórdia, o momento de oração se encerra com a Santa Missa, às 19h.

A Matriz fica na Rua Nicola Falci, 28 – Centro.

Paróquia São Joaquim e Santa Ana – Santos Dumont/MG

Em Santos Dumont (MG), a festa será recordada a partir das 14h30, com Adoração ao Santíssimo durante a tarde e Santa Missa às 19h. Haverá funcionamento de barraquinha de pastel durante todo o evento.

A Paróquia fica na Rua Francisco Brechó, s/nº – Bairro Córrego do Ouro

Paróquia Santa Ana – Santana do Deserto/MG

Na cidade de Santana do Deserto, haverá uma Tarde de Louvor na Matriz com o seguinte tema: Divina Misericórdia, fonte de milagres e prodígios. Na programação estão previstos momentos de oração, pregação, louvor, confissão e lanche partilhado, a partir das 15h. A Santa Missa, às 19h, encerra o momento.

A Matriz fica na Praça Dr. Mauro Roquete Pinto, s/nº – Centro.