Famílias das escolas católicas reúnem-se em Missa na Catedral

“Nunca foi tão urgente unir forças para educar e acolher a todos! É preciso um sonho de esperança, humildade, alegria e fé.” Essa foi a principal mensagem deixada por diretores, professores e funcionários das onze escolas católicas de Juiz de Fora na manhã do último sábado, 21 de agosto. Na ocasião, representantes das instituições de ensino reuniram-se com pais e alunos na Catedral Metropolitana para a tradicional Missa das Famílias.

A Eucaristia, transmitida ao vivo, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelo capelão superior dos Arautos do Evangelho, Padre Sebastião Alves dos Santos, EP. O Diácono Permanente Antônio Valentino serviu ao Altar.

“As escolas católicas querem ser um prosseguimento da família e as famílias recebem das escolas católicas aquilo que delas esperam, que é justamente a educação integral dos seus filhos. O que significa educação integral? É que nós, como cristãos católicos, entendemos que a pessoa humana não é formada só de intelecto e de corpo físico, mas também por um espírito, uma alma. Portanto, a educação integral comporta também a formação espiritual, e esta é a preocupação das escolas católicas: formar o homem todo e todos os homens, na expressão do Papa Paulo VI; formar para uma vida digna, para uma consciência comunitária, social, fraternal”, afirmou Dom Gil durante a homilia.

No mesmo sentido, o Diretor-Pedagógico do Colégio Arautos do Evangelho Juiz de Fora, Fábio Luiz Batista, ressaltou que “a educação não se resume simplesmente a uma formação acadêmica, mas também numa formação de valores espirituais, morais e éticos, para que possamos trazer para a nossa sociedade grandes homens e mulheres de valor”. Para Michele Soares, Professora na Educação Infantil do Colégio Academia e mãe de duas crianças que estudam na escola, esse ensino faz toda a diferença. “Principalmente no mundo em que vivemos hoje, em que os valores estão se perdendo. A gente vê, dentro da escola católica, essa preocupação em trabalhar os valores em todo o planejamento, no trato com as pessoas, com os funcionários, o que é fundamental para a formação humana e cristã.”

Segundo Daniel Ribeiro, Diretor da Escola Católica Comunidade Resgate e membro da Pastoral da Educação Arquidiocesana, a unidade demonstrada pelas escolas católicas é sinal da comunhão da Igreja e entre todos os filhos de Deus. “Hoje nos reunimos e celebramos a família, um dom sublime que Deus confiou à humanidade. As escolas católicas zelam pelas famílias, fomentam esse sacramento tão bonito que é o matrimônio e, por isso, nós estamos aqui, reunindo pais, mães e filhos, mas também a nossa família educacional, a família acadêmica, a família da escola católica.”

O momento de parada e oração, para a Agente de Pastoral do Colégio dos Santos Anjos, Josiane Mendonça, é muito significativo. “As escolas percebem que é necessário sempre esse tempo de parar, orar e entregar toda a caminhada dos alunos, das famílias, principalmente diante deste momento de desafios que temos vivido. É tempo de oração, de esperança, de fé, que tempos melhores estão para chegar.”

Clique aqui e confira mais fotos da celebração.