Falece o bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa

0

Faleceu na noite deste sábado, 18 de julho, o bispo da Diocese de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa, aos 57 anos, em decorrência da Covid-19. Ele estava desde o último dia 4 na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No dia 16, o religioso apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea e, por causa do quadro delicado, precisou ser entubado.

Assim que soube da notícia, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, lamentou o falecimento de Dom Henrique e afirmou que ele fará muita falta à Igreja do Brasil. “Sinto imensamente a morte de nosso tão caro irmão. Fomos colegas em Roma e muito unidos na busca de servir bem à Igreja. Ele foi um dos melhores irmãos de todos nós no Episcopado Brasileiro. Deus o acolha no céu, de onde ele poderá fazer ainda melhor à nossa Igreja no Brasil. Descanse em Paz, caro irmão”. Dom Gil dedicará ao amigo a Missa que presidirá neste domingo (19), às 10h, na Catedral Metropolitana.

Segundo informações do Núcleo da Pascom da Diocese de Palmares (PE), em nota divulgada no site daquela Igreja Particular, o corpo de Dom Henrique deve chegar nas próximas horas ao município. As atualizações serão divulgadas relas redes sociais oficiais da diocese.

Trajetória

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009. Foi professor de Teologia no Seminário Provincial e no Centro de Estudos Superiores, ambos em Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos, coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho daquele ano, por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação.

Dom Henrique Soares pregou dois retiros para o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora nos últimos anos, sendo muito bem acolhido e elogiado por todos os padres. Em 2019, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Educação Católica, realizado na cidade-sede de nossa Igreja Particular.

*Com informações dos sites da CNBB e da Diocese de Palmares

Conteúdo Relacionado
X