Falece Dom José Belvino do Nascimento

Faleceu na noite desta terça-feira, 8 de janeiro, o bispo emérito de Divinópolis (MG), Dom José Belvino do Nascimento. De acordo com o comunicado divulgado pela diocese, o bispo celebrou a missa ontem à noite, em Entre Rios (MG), onde estava residindo. Após a missa foi para a sua casa, onde passou mal e foi encaminhado ao hospital, quando teve um infarto e não resistiu.

O corpo de Dom Belvino está sendo velado na matriz de Entre Rios e ali permanecerá até 15h desta quarta-feira. Depois, será transladado para Divinópolis, onde na Catedral do Divino Espírito Santo acontecerão missas de corpo presente a partir das 21h, sendo a última missa às 7h de quinta-feira. O sepultamento será no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Pará (MG), a cerca de 50 quilômetros da sede diocesana.

De acordo com o comunicado da diocese, o tempo de pastoreio de Dom Belvino em Divinópolis foi marcado por muitas conquistas: “Ele investiu muito na comunicação, na formação sacerdotal e em diversos outros trabalhos. Ordenou inúmeros sacerdotes e era muito querido entre os padres. Sua maneira simples de falar ao povo fez dele um grande comunicador. Era muito humano e teve uma vida marcada pela simplicidade. Que Deus o tenha no céu e que de lá ele continue a rezar por todos nós”.

Dom José Belvino nasceu em Mercês (MG), no dia 29 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero em Mariana (MG), em 2 de dezembro de 1956. Sua ordenação episcopal foi na cidade de Entre Rios de Minas, em 29 de setembro de 1981. Sua primeira diocese foi Itumbiara (GO), onde permaneceu entre 1981 e 1987, quando foi nomeado bispo coadjutor de Patos de Minas (MG). Em maio de 1989, foi transferido para Divinópolis (MG), tomando posse no mês seguinte. Ali permaneceu até o momento da acolhida de sua renúncia, já aos 77 anos, em 11 de fevereiro de 2009.

*Fonte: Site da CNBB