Exortação sobre os Jovens é publicada pelo Vaticano

0

Na manhã da última terça-feira (2), dia em que se celebrou a data de morte de São João Paulo II, a Santa Sé publicou a Exortação Apostólica “Christus vivit – Cristo Vive”, assinada por Papa Francisco no último dia 25. A Exortação é fruto das discussões do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que aconteceu em outubro de 2018, no Vaticano, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O documento é composto por nove capítulos que discorrem sobre “O que diz a palavra de Deus sobre os jovens?”; “Jesus Cristo sempre jovem”; “Vós sois o agora de Deus”; “O grande anúncio para todos os jovens”; “Percursos de juventude”; “Jovens com raízes”; “A pastoral dos jovens”; “A vocação”; “O discernimento”.

Para quem esperava que a Exortação viesse com algum título que remetesse aos jovens, pode se perguntar o porquê da escolha de Francisco. Mas, logo no início, ele deixa bem claro: “Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida. Por isso as primeiras palavras, que quero dirigir a cada jovem cristão, são estas: Ele vive e quer-te vivo!”.

O dia 2 de abril foi escolhido propositalmente pela Santa Sé para a publicação do documento, devido ao legado que São João Paulo II deixou para a juventude e pelo carinho e devoção que a juventude católica do mundo tem pelo santo.

Clique aqui e confira a íntegra da Exortação Apostólica.

*Fontes: Vatican News e A12.com

Conteúdo Relacionado
X