Evangelização no mundo digital: os desafios do SEO e algoritmos

A pandemia de Covid-19 certamente foi (e ainda é) um dos acontecimentos mais impactantes e transformadores deste século, pelo menos até agora. E isso não somente pelo imenso número de vidas perdidas, é claro. O próprio modo de vida de todas as pessoas foi transformado por esse minúsculo ser vivo chamado popularmente de coronavírus.

Após três anos, as pessoas parecem ter despertado para aquilo que, de fato, é essencial em suas vidas: estar em família, saber conviver, trabalhar e até mesmo conectar-se com sua espiritualidade de maneira diferente do que era antes. E é sobre este ponto que quero convidar você a uma reflexão.

O A12, a comunicação digital do Santuário Nacional de Aparecida, há mais de dez anos vem se posicionando como referência em conteúdo católico no ambiente on-line. E quando falo em referência, falo não somente pelo fator orgânico – somos o maior santuário mariano do mundo, a Casa da Padroeira do Brasil – mas especialmente de modo estratégico.

À primeira vista, pode soar um pouco estranho ou até mesmo “errado” associar o marketing digital à religião. Entretanto, a missão da comunicação digital para o nicho religioso vai muito além disso. Em Marcos 16, 15 Jesus mesmo nos faz um chamado: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” Isto, é: comunicar a mensagem do Evangelho é muito mais do que simplesmente divulgar uma ideia; é uma missão confiada a nós pelo próprio Cristo. E quando fala “a toda criatura”, Ele realmente deseja que a Verdade do Evangelho alcance a todos, independentemente de qualquer fator: localização, gênero, idade, idioma… e algoritmos.

Hoje é impossível pensar que qualquer conteúdo disponível na internet esteja livre de ser impactado pelos tais algoritmos – um conjunto de fatores que determinam o tipo de conteúdo que será entregue a um determinado usuário, a partir dos “rastros” que ele próprio deixa ao navegar pela web.

Nesse sentido, o desafio deixado por Jesus ganha uma dimensão ainda maior: como fazer com que o próprio Evangelho de fato alcance a todos?

Aí é que entra uma outra ferramenta, essencial para quem atua no segmento da comunicação digital: o SEO (Search Engine Optimization) que, trocando em miúdos, é a preparação e o aperfeiçoamento de um conteúdo, de forma que o algoritmo dos principais mecanismos de busca entenda que é exatamente este meu conteúdo que o usuário deseja encontrar.

Assim, nosso trabalho e missão, como um dos principais portais de conteúdo católico do país, é fazer com que a mensagem do Evangelho e a devoção à Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cheguem até você com a melhor qualidade possível.

Muito mais do que um pensar estratégico, nosso desafio é traduzir, com fidelidade e relevância, aquilo que todos os dias Deus quer dizer a cada um de nós.

Desta forma, estamos sempre atentos àquilo que nossos usuários mais buscam, suas dúvidas de fé, os serviços que o próprio Santuário Nacional oferece a quem nos visita e, de modo especial, aquilo que desejem compartilhar com mais pessoas, tornando-se multiplicadores da nossa missão evangelizadora.

Oferecemos uma ampla gama de conteúdos, de forma que você tenha à sua disposição, 24h por dia, textos, vídeos, imagens e muito mais, para manter-se sempre Conectado pela Fé, com Deus e Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Portal A12

Veja Também