Especial 90 anos da Diocese de Juiz de Fora: Rito de sagração e dedicação do novo altar da Catedral emociona fiéis

0

*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Catedral Metropolitana

Durante o segundo dia do Tríduo em comemoração aos 90 anos da Diocese de Juiz de Fora, nessa quinta-feira, dia 30 de janeiro, ocorreu na Catedral a dedicação e sagração do novo altar e do ambão (local onde são proclamadas as leituras da Palavra de Deus). Na celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, aconteceu o rito de sagração, que envolve a unção, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar.

Primeiro, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma, pelas próprias mãos do arcebispo. Em seguida, foi realizada a insensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até a Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”.

“As coisas tomam sentindo diferente conforme a bênção de Deus. Antes de sagrarmos este altar, essas pedras eram simples mármores. Agora, elas se tornam pedras sagradas, sinal da união do céu e da terra”, explicou dom Gil.

Quem participou da missa solene se emocionou com o momento. Foi o caso do cantor católico e deputado federal, Eros Biondini, que veio de Belo Horizonte com a esposa para participar da celebração.

“É um momento de profunda emoção, por toda a tipologia desse rito de sagração do altar, feito de forma tão piedosa pelo nosso querido dom Gil. Só quem esteve presente pode contemplar isso e experimentar essa riqueza da nossa igreja”, afirmou Biondini.

Ao final da missa, o Santíssimo Sacramento foi transladado para a nova capela e o pároco da Catedral, monsenhor Antônio C. Viana, recebeu das mãos do bispo a chave do sacrário.

Para conferir as fotos da celebração, clique aqui.

 

Outras informações:

Catedral Metropolitana: (32) 3250-0700

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X