Especial 90 anos da Diocese de Juiz de Fora: Primeira imagem de Santo Antônio de Juiz de Fora retorna à Catedral

0

*Colaboração: Assessoria de Comunicação da Catedral Metropolitana

“A imagem do nosso padroeiro, Santo Antônio, está de volta à Catedral”. Foram com estas palavras que o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, deu início à celebração do terceiro dia do Tríduo em festa aos 90 anos da Diocese de Juiz de Fora.

A missa foi realizada nessa sexta-feira, dia 31 de janeiro, presidida por dom Gil e concelebrada pelos padres da Catedral e outros da arquidiocese. A celebração desse dia foi marcada pela entronização da imagem de Santo Antônio. Depois de um processo de restauração, a obra do século XVIII, que foi a primeira imagem do santo em Juiz de Fora, foi recolocada no interior da igreja.

“Nesse terceiro dia do Tríduo, dedicamos de modo especial a um grande semeador e pregador do Evangelho. Santo Antônio é para nós modelo de Igreja. Nestes 90 anos de diocese, ele nos acompanha lá de cima, intercedendo por nós”, afirmou dom Gil.

Depois da entronização da imagem, dom Gil renovou a bênção da imagem. Durante sua homilia, o arcebispo explicou os significados da imagem:

“Ao restaurar esta imagem, o artista descobriu a pintura original do século XVIII. O que mais nos chama atenção é o olhar e também a boca semiaberta, que representa a sua voz ao pregar a Palavra de Deus. O mais importante não é ele, mas Cristo. Por isso, à sua frente ele traz a cruz e a Bíblia, pois ele viveu somente para anunciar Jesus. As mangas enrugadas do hábito serviam para colocar as esmolas que pedia, pois ele partilhava primeiro com os pobres e o que sobrava entre os freis.”

Sobre a Diocese, dom Gil explicou que em primeiro lugar agradece a Deus todos os benefícios recebidos e os frutos colhidos. Disse ainda da pintura da cúpula da Catedral, que está sendo realizada. Segundo ele, dois dos quatro quadros serão em homenagem ao padroeiro de Juiz de Fora.

No final da celebração, os seminaristas e diáconos, transladaram a imagem de Santo Antônio do presbitério para o altar mor, centralizando-o.

 

Conteúdo Relacionado
X