Especial 90 anos da Diocese de Juiz de Fora: Exposição abordará 90 anos da Diocese de Juiz de Fora e suas paróquias

0

A Diocese de Juiz de Fora completa, no próximo sábado, 1º de fevereiro, 90 anos de criação. Dentro da programação festiva está uma exposição histórica e artística, em que estarão representadas todas as paróquias da Arquidiocese, inclusive as quatro que serão criadas dentro das comemorações do aniversário. A exibição, cujo tema será “90 anos, 90 paróquias”, está sendo organizada pela equipe do Arquivo Histórico Arquidiocesano.

Dentre os objetos sacros que estarão expostos estão esculturas, imagens de padroeiros, fotografias, textos, estandartes e quadros, sempre fazendo referência a uma comunidade que compõe a Arquidiocese de Juiz de Fora. De acordo com o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, esta será uma forma de conhecer a trajetória de cada uma delas. “A história é a mestra da vida. Conhecer um pouco da história dos 90 anos percorridos será importante para os fiéis perceberem a ação de Deus e a resposta das comunidades neste correr da história eclesial local”, afirma.

Para a responsável pelo Arquivo Histórico Arquidiocesano, Rosângela Alves Gabriel de Mello, todo o material é de muito valor, sobretudo sentimental. “Algumas esculturas sacras são de grande valor, não só financeiro, mas do ponto de vista afetivo. Muitas vezes foi no entorno dessas imagens que as comunidades se fortaleceram, se uniram para poder fazerem orações, viverem sua fé, e com isso tendo condições de edificarem suas igrejas”, destaca.

Segundo Rosângela, a exposição se torna ainda mais importante quando refletimos que a história da Igreja Católica se confunde com a biografia do povo que a constrói. “O surgimento dos primeiros povoados sempre é acompanhado pela construção de capelas. A presença da Igreja Católica é tão forte que não dá para falar na formação dessas cidades sem pensarmos na presença da religião católica. E esta exposição vai procurar recuperar um pouco dessa trajetória muito rica, não só do ponto de vista da fé, mas também da cultura desse povo”, finaliza.

A exposição será no segundo andar do prédio da Cúria Metropolitana, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516, Alto dos Passos. O público poderá visita-la de segunda a sexta-feira, de 9h às 11h e de 13h às 17h, até o mês de abril.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X