Especial 90 anos da Diocese de Juiz de Fora: Catedral Metropolitana inaugura reforma feita na Igreja

Durante as comemorações dos 90 anos da Diocese de Juiz de Fora haverá uma grande solenidade na Catedral Metropolitana. Serão inaugurados detalhes que estão sendo agora reformados e restaurados na Igreja. As inaugurações serão realizadas durante o Tríduo Eclesial Vocacional, que será dos dias 29 a 31 de janeiro, sempre às 19h.

No dia 29 (quarta-feira), serão inaugurados e bentos os novos piso e presbitério da igreja, assim como a nova aparelhagem de som, sistema de climatização e sacristias. A partir da reforma do local, o chamado altar-mor será todo de pedra granito, respeitando os critérios dos elementos históricos e artísticos pedidos pelo Concílio Vaticano II.

Na quinta-feira (30), será o momento da dedicação do novo altar, benção do novo ambão, onde são feitas as leituras da Palavra de Deus, e entronização do Santíssimo Sacramento em sua nova Capela.

Já no dia 31 de janeiro (sexta-feira), haverá a reentronização da imagem original de Santo Antonio, padroeiro da Arquidiocese e de Juiz de Fora. A peça, que foi restaurada, foi a primeira imagem utilizada na Capela da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna, no século XVIII.

Reforma na Catedral

*Colaboração: Assessoria de Comunicação

da Catedral Metropolitana

As reformas da Catedral Metropolitana tiveram início em maio de 2002. Segundo o pároco da paróquia, Monsenhor Antônio Cornélio Viana, havia a necessidade de proporcionar um maior conforto à comunidade. Inicialmente foram construídos três banheiros masculinos e três femininos. A partir daí surgiu a ideia de realizar uma reforma substancial para adequar a Catedral à Nova Evangelização.

Monsenhor Viana ressalta que tudo foi pensado em função dos fiéis e do anúncio da Palavra de Deus. Durante esses 13 anos foram reformados os telhados, a fachada da sacristia, da recepção, dos salões e das 45 salas do prédio administrativo. Foram implantados sistemas de prevenção de incêndio e de segurança (como alarmes e câmeras) e construída uma nova subestação de energia. Além disso, houve a informatização do serviço administrativo e pastoral e a implantação do jornal “Voz da Catedral” e do site da Catedral. 

Outras melhorias no decorrer desses anos foram o gradeamento em torno da igreja, para proteger o prédio e proporcionar segurança aos paroquianos, e as obras no interior do templo, para se adequar às normas litúrgicas da Igreja e garantir a acessibilidade. Foi trocado o piso, foram feitas as Capelas da Ressurreição e de Adoração ao Santíssimo, foi implantado o sistema de ar condicionado e foram adquiridos novos equipamentos para a melhoria da acústica da igreja, além do novo presbitério, entre outras mudanças.Outras informações:

Catedral de Metropolitana (Centro): (32) 3250-0700

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-545

 

Veja Também