Durante as comemorações dos 90 anos da Diocese de Juiz de Fora haverá uma grande solenidade na Catedral Metropolitana. Serão inaugurados detalhes que estão sendo agora reformados e restaurados na Igreja. As inaugurações serão realizadas durante o Tríduo Eclesial Vocacional, que será dos dias 29 a 31 de janeiro, sempre às 19h.
No dia 29 (quarta-feira), serão inaugurados e bentos os novos piso e presbitério da igreja, assim como a nova aparelhagem de som, sistema de climatização e sacristias. A partir da reforma do local, o chamado altar-mor será todo de pedra granito, respeitando os critérios dos elementos históricos e artísticos pedidos pelo Concílio Vaticano II.
Na quinta-feira (30), será o momento da dedicação do novo altar, benção do novo ambão, onde são feitas as leituras da Palavra de Deus, e entronização do Santíssimo Sacramento em sua nova Capela.
Já no dia 31 de janeiro (sexta-feira), haverá a reentronização da imagem original de Santo Antonio, padroeiro da Arquidiocese e de Juiz de Fora. A peça, que foi restaurada, foi a primeira imagem utilizada na Capela da então Vila de Santo Antônio do Paraibuna, no século XVIII.
Reforma na Catedral
*Colaboração: Assessoria de Comunicação
da Catedral Metropolitana
As reformas da Catedral Metropolitana tiveram início em maio de 2002. Segundo o pároco da paróquia, Monsenhor Antônio Cornélio Viana, havia a necessidade de proporcionar um maior conforto à comunidade. Inicialmente foram construídos três banheiros masculinos e três femininos. A partir daí surgiu a ideia de realizar uma reforma substancial para adequar a Catedral à Nova Evangelização.
Monsenhor Viana ressalta que tudo foi pensado em função dos fiéis e do anúncio da Palavra de Deus. Durante esses 13 anos foram reformados os telhados, a fachada da sacristia, da recepção, dos salões e das 45 salas do prédio administrativo. Foram implantados sistemas de prevenção de incêndio e de segurança (como alarmes e câmeras) e construída uma nova subestação de energia. Além disso, houve a informatização do serviço administrativo e pastoral e a implantação do jornal “Voz da Catedral” e do site da Catedral.
Outras melhorias no decorrer desses anos foram o gradeamento em torno da igreja, para proteger o prédio e proporcionar segurança aos paroquianos, e as obras no interior do templo, para se adequar às normas litúrgicas da Igreja e garantir a acessibilidade. Foi trocado o piso, foram feitas as Capelas da Ressurreição e de Adoração ao Santíssimo, foi implantado o sistema de ar condicionado e foram adquiridos novos equipamentos para a melhoria da acústica da igreja, além do novo presbitério, entre outras mudanças.Outras informações:
Catedral de Metropolitana (Centro): (32) 3250-0700
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-545