O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Marco Aurélio Gubiotti, participou da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP), reunindo bispos de todo o país para reflexão, partilha e definição de caminhos para a missão evangelizadora da Igreja no Brasil.

Em entrevista concedida à WebTV A Voz Católica, Dom Marco Aurélio ressaltou a importância do encontro como espaço de convivência e colegialidade entre os bispos brasileiros. Segundo ele, a Assembleia é marcada não apenas pelas discussões pastorais, mas também pela experiência de comunhão entre os participantes. “O objetivo primeiro é fazermos uma verdadeira experiência de colegialidade”, afirmou.
Neste ano, o principal tema debatido foi a elaboração das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento que irá nortear os trabalhos pastorais nos próximos anos.
O Arcebispo explicou que a discussão já estava prevista para o ano anterior, mas precisou ser adiada devido à morte do Papa Francisco. Ele recordou ainda que o pregador do retiro espiritual da Assembleia seria o então Cardeal Prevost, eleito posteriormente como Papa Leão XIV durante o conclave.
Durante os dias de encontro, os bispos se dedicaram à leitura e análise do documento-base das diretrizes, propondo emendas e contribuições para a construção do texto final. “Tivemos a leitura de todo o documento e o debate de emendas supressivas, de modificação e de acréscimo, até chegarmos ao texto oficial”, explicou.
Ao comentar os principais desafios da evangelização no Brasil, Dom Marco destacou a necessidade de aproximar a linguagem da Igreja da realidade do povo e fortalecer o envolvimento das comunidades. “O desafio sempre é falar a linguagem do povo e fazer com que essas diretrizes cheguem até as nossas pequenas comunidades”, afirmou.
O Arcebispo também ressaltou a importância da participação conjunta entre padres, lideranças leigas e todo o povo de Deus, dentro de uma proposta de caminhada sinodal. “Precisamos caminhar juntos, cada um assumindo sua responsabilidade própria”, pontuou.
Outro aspecto lembrado por Dom Marco Aurélio foi a diversidade cultural e pastoral do Brasil, realidade que, segundo ele, torna ainda mais rica a experiência da Assembleia. Para o Pastor Arquidiocesano, a partilha entre dioceses de diferentes regiões ajuda a construir uma ação evangelizadora mais próxima das necessidades do povo. “Apesar das diferenças, nós somos uma única Igreja e estamos presentes em cada pequena comunidade desse país”, destacou.
O Arcebispo também comentou sobre os momentos de confraternização vividos entre os bispos, como o vídeo que repercutiu nas redes sociais mostrando religiosos cantando e tocando instrumentos durante um encontro informal. Segundo Dom Marco Aurélio, esses momentos fortalecem os laços fraternos e ajudam a expressar a dimensão afetiva da comunhão episcopal.
Ao final da entrevista, o Pastor Arquidiocesano reforçou o convite para que toda a Arquidiocese participe do estudo e da futura implementação das novas diretrizes pastorais. “Precisamos da colaboração de cada um e de cada uma, para que a gente faça parte desse grande mutirão de evangelização”, concluiu.
A entrevista completa com Dom Marco Aurélio está disponível no canal da WebTV A Voz Católica e pode ser assistida na íntegra a seguir: