Entendendo a tradição: Missa do Sagrado Coração

0

Nessa primeira sexta-feira do ano, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ocorre em muitas paróquias. Na tradição da Igreja, a primeira sexta-feira do mês é dedicada à meditação do mistério da entrega de Jesus na cruz, por nosso amor, tornando presente a memória da Sexta-Feira Santa. Recomenda-se que, se possível, nesse dia todos possam participar na Eucaristia, por isso, muitas comunidades realizam a santa missa em todas as sextas-feiras do ano.

Esta devoção é oriunda de apelo de Jesus feito, em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque: “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem essa divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”

O Apostolado da Oração, um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração e, nesta entrega, aprende o seu modo de vida, isto é: oferecer-se, na oração e na ação, àquilo que Deus pede em cada momento do dia, disponibilizando-se a ser, nas próprias circunstâncias, um instrumento ao serviço da missão que Jesus quer continuar a realizar no mundo.

Deste modo, a primeira sexta-feira é o dia em que o Apostolado da Oração, se une e se envolve com aquilo que o Papa pede para cada mês. Nas mais variadas circunstâncias e contextos, nos grupos, nas celebrações comunitárias, na celebração da Eucaristia.

Procure sua paróquia para saber os horários em que são horários dos encontros do Apostolado da Oração.

Fonte: Site do Apostolado da Oração no Brasil

Conteúdo Relacionado
X