Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude é realizado em Brasília (DF)

0

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, nos dias 6 e 7 de setembro, em Brasília (DF), a 15ª edição do Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude. O evento refletiu sobre a exortação apostólica Christus Vivit, a prevenção ao suicídio e os encaminhamentos dos regionais e da Pastoral Juvenil. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, presidiu a celebração de encerramento do encontro.

Participaram cerca de 200 assessores de diversas dioceses e expressões juvenis. Da Arquidiocese de Juiz de Fora, estiveram presentes o Padre Luiz Roberto Magalhães Leite, o jovem Wesley Duarte Moreira e a secretária do Centro de Pastoral João Paulo II, Ana Maria Roberto.

*Padre Zucka, durante fala no Encontro Nacional

Segundo Padre Zucka, durante o evento foi lançado o projeto de revitalização da Pastoral Juvenil, no qual foram aprovados cinco eixos pastorais a serem desenvolvidos: Missão, Formação, Estruturas de Acompanhamento, Ecologia e Políticas Públicas. “A partir dessa discussão, o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude/CEPJ muito vem colaborando e estimulando jovens a participarem ativamente na construção da Civilização do Amor em favor da vida. Portanto, o CEPJ é uma estrutura eclesial que reforça e renova as orientações para o trabalho juvenil”.

Sobre um dos temas abordados este ano – o suicídio e a automutilação – o assessor do Setor Juventude arquidiocesano afirma que tem chamado a atenção de estudiosos e de pessoas que acompanham a realidade juvenil. “É uma realidade escondida em nossas dioceses e que merece nosso cuidado e nossa atenção. Para ampliar e melhorar espaços e oportunidades de formação juvenis, partilhamos essa experiência oferecendo subsídios, na certeza da sua divulgação e elaboração de estudos e discussões, em defesa da vida juvenil”.

Clique aqui e confira a apresentação feita durante o evento e aqui para ver a cartilha da Arquidiocese de Manaus.

*Com informações do site da CNBB
**Colaboração: Padre Luiz Roberto Magalhães Leite

Conteúdo Relacionado
X