Encontro da Província Eclesiástica acontece em Juiz de Fora

0

Aconteceu na manhã de ontem (10), a primeira reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora,  neste ano de 2020. Participaram da reunião o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o Bispo de São João Del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento e o novo Bispo de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos. Padres que auxiliam os Bispos nos trabalhos das dioceses também estiveram presentes.

O Arcebispo de Juiz de Fora destacou a importância do encontro e também a preparação para a Novena de Natal de 2020, que é realizada em conjunto pelas dioceses. “ A Província Eclesiástica de Juiz de Fora é composta por Leopoldina, São João Del Rei e Juiz de Fora. Reunimos 4 vezes por ano e esta é a primeira de 2020. Tivemos como ponto central a preparação para a Novena de Natal, pensando no Natal deste ano, que é uma Novena preparada em nível de Província. Então, como nas experiências dos anos anteriores, decidimos que a Novena será comum em uma parte e específica em outra. Comuns são a oração inicial, apresentação, os temas bíblicos e a oração final. As reflexões dos 9 dias da Novena serão feitas por cada diocese, segundo a sua realidade. No nosso caso, estamos celebrando, por exemplo, o sínodo arquidiocesano.”

O Pastor falou também sobre a importância de pensar na Novena desde o início do ano.  “A composição da Novena de Natal é muito importante, pois ela atinge muitas famílias, não somente aquelas que vão à Igreja, mas aquelas que não tem condições, ou que não participam intensamente da vida das comunidades.”

Para Dom José Eudes, o momento foi uma oportunidade de propor ideias e fazer uma avaliação sobre como as províncias estão caminhando.  “Bastante proveitosa a nossa reunião da província. Trazendo, assim, as ideias e propostas de como caminhar juntos, Diocese de São João Del Rei, Leopoldina e Arquidiocese de Juiz de Fora. Realmente essa grande troca de experiências é muito forte. Ficou para nós um pouquinho da avaliação da caminhada , do que vem acontecendo na vida de nossas dioceses, sobre tudo da campanha da fraternidade, (onde pudemos) perceber que as  Dioceses estão abraçando com estudos , caminhadas penitenciais. Uma grande experiência, sobre tudo, na proposta a serviço da vida, baseando no exemplo da Santa Irmã Dulce. ”

O Pastor de São João Del Rei destacou que o ano de 2020 será um ano de comemorações para a Diocese. “Nós estamos destacando em nossa diocese os 60 anos de criação e fundação, onde no dia 21 de maio, estaremos iniciando esta celebração na vida das nossas foranias .  Ao longo de todo ano, (estaremos) preparando as  grandes festividades para comemorarmos o Jubileu de Diamante da diocese e também meus 25 anos de vida Sacerdotal, sobre tudo dia 18 de abril, em São João Del Rei com uma grande celebração e nas paróquias por onde passei exercendo a missão sacerdotal .”

Conteúdo Relacionado
X