Encontro da CNBB reúne jornalistas católicos em Brasília/DF

0

Mais de 50 profissionais de todo o Brasil participaram, de sexta-feira (11) a domingo (13), do VIII Encontro de Jornalistas das Arqui/Dioceses, Regionais, Pastorais e Organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado na sede da Cáritas Brasileira, em Brasília/DF, e contou com momentos de formação e partilha.

As atividades foram iniciadas na noite de sexta-feira (11), com jantar, apresentação dos participantes e partilha de experiências. Na acolhida aos jornalistas, o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, destacou a importância do trabalho dos comunicadores católicos. “Dentro das nossas organizações, entidades, comunidades e dioceses fazemos mais que um trabalho: é um serviço, um ministério. E o que fazemos nesse ministério? Nós anunciamos o Evangelho. Nós somos homens e mulheres que, ao narrarmos e apresentarmos os fatos e testemunhos, ao darmos notícias, estamos sempre, e de novo, anunciando o Evangelho, razão de ser da Igreja”.

Durante a manhã de sábado (12), os presentes participaram de palestras com o jornalista da Rede Globo Heraldo Pereira, que tratou dos atuais desafios da Assessoria de Imprensa, e com o jornalista e doutor em Comunicação pela UNB, Fábio Henrique Pereira, que falou sobre as mudanças estruturais no Jornalismo. À tarde, os comunicadores católicos assistiram à exposição do jornalista e sócio da Agência Santa Fé Ideias, Maurício Júnior, e participaram de duas oficinas: uma de fotografia, com o repórter fotográfico da Agência Senado Pedro França, e de redação para novas mídias, com o jornalista do portal Fato Online, Diego Amorim.

Encerrando o VIII Encontro de Jornalistas da CNBB, os profissionais de Comunicação da Igreja no Brasil participaram de missa presidida por Dom Leonardo Steiner. Logo após, houve mesa redonda com o tema “A Comunicação como transformação humana e social”, que contou com a participação do doutor em Comunicação e coordenador do curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Joadir Foresti, e da jornalista e mestre em Comunicação Social Ir. Núbia Maria da Silva. A mesa redonda teve como mediadora a mestranda em Comunicação Vânia Balbino.

A assessora de comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora, Danielle Quinelato, participou pela primeira vez do encontro e relata a importância de reunir profissionais de todo o país. “Considero muito válida a iniciativa da CNBB de promover esse evento anualmente. É uma oportunidade que nós, jornalistas católicos e atuantes em nossas dioceses e regionais, temos de partilhar experiências e aprender com aquilo que nos é passado pelos palestrantes e pelos próprios colegas de trabalho”.

Clique aqui e confira as fotos dos três dias de evento.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Conteúdo Relacionado
X