Encontro virtual é realizado com bispos nomeados recentemente

0

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou na noite da última sexta-feira, dia 24 de junho, um encontro com os bispos nomeados recentemente pelo Papa Francisco. Esta era para ser a 31ª edição do encontro que é realizado anualmente, de forma presencial, pela Comissão. Desta vez, por conta da pandemia do coronavírus, o encontro teve que ser cancelado e a reunião com os bispos aconteceu de forma virtual.

De várias regiões do país, participaram da iniciativa dez novos bispos, quatro dos quais ainda não ordenados, mas já nomeados (veja a lista no final da matéria). Além deles a presidência da CNBB, constituída por dom Walmor Oliveira de Azevedo (presidente), dom Jaime Spengler ( primeiro vice-presidente), dom Mário Silva (segundo vice-presidente) e dom Joel Portella (secretário-geral); o presidente da Comissão, dom João Francisco Salm, e os dois assessores da Comissão padre João Cândido Neto e padre Juarez Destro.

Dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, disse que o encontro é “uma semana de convivência, de partilha e de estudos de temas teológicos, pastorais, canônicos e outras informações, com o objetivo de oferecer ajuda a quem está iniciando um Ministério tão exigente”.

Ele reiterou que a iniciativa foi “um encontro fraterno, de acolhimento, de partilha e de estreitamento de laços de proximidade e de amizade”.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão, disse que a presidência da CNBB teve a oportunidade de dar as boas vindas aos recém-nomeados e manifestar alegria de acolhê-los e de recebê-los na Conferência.

No decorrer da reunião, os bispos puderam partilhar os primeiros meses de ministério, no caso daqueles já ordenados, e também as expectativas com a nova missão, os recém-nomeados. “Todos partilharam da alegria que estão experimentando, além dos desafios devido à pandemia do coronavírus, pois estão iniciando sua missão nesse contexto tão delicado e difícil”, explicou padre João Cândido.

De um modo geral, padre João Cândido ressaltou que os novos bispos estão enfrentando o momento com muita paciência, coragem e confiança “na graça de Deus”. “Foi uma primeira reunião com os dez eleitos, nomeados desde junho de 2019 até o mês de julho de 2020. Foi produtiva, agradável e para essa troca de experiências e partilha daquilo que eles estão vivendo”, garantiu o padre.

Encontro com novos bispos

O encontro dos novos bispos é realizado anualmente, na sede da CNBB, em Brasília, e geralmente tem a duração de uma semana, com vários assuntos pertinentes. Com a impossibilidade, devido à pandemia, a Comissão promoveu a reunião de forma virtual. Dentre eles Dom Roberto José da Silva, bispo da Diocese de Janaúba (MG).

Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X