Encenações da Paixão de Cristo marcam Semana Santa na Arquidiocese de Juiz de Fora

Robson encenação
*Grupo Semana Santa - Santa Luzia, 2016. Foto retirada do Facebook da paróquia.

A Semana Santa é, assim como todo o período da Quaresma, tempo de reflexão e conversão dos fiéis católicos. Esse espírito é recordado nas celebrações especiais que ocorrem durante toda a semana, mas também através de encenações promovidas por paróquias e comunidades para lembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a primeira apresentação será realizada na Paróquia São Mateus, já neste sábado, 8 de abril. Outro destaque na programação artística é a peça realizada pelo Grupo Semana Santa, da Paróquia Santa Luzia, que todos os anos leva multidões ao bairro da Zona Sul. O teatro será na Sexta-feira da Paixão, 14 de abril, data em que várias outras paróquias também promoverão encenações.

Confira a programação completa:

Paróquia São Mateus – São Mateus

*Com informações do site da Paróquia São Mateus

A Equipe de Teatro da Paróquia São Mateus, o Grupo SacrArte, está preparando a peça “Addolorata” para ser apresentada neste sábado, dia 8 de abril. O evento encerrará a Semana das Dores na paróquia e dará início às atividades oficiais da Semana Santa.

Como já é costume, o grupo trará uma abordagem diferente sobre a Paixão de Cristo e contará a história pelos olhos de Nossa Senhora das Dores, por ocasião do Ano Mariano celebrado em 2017. “Sempre mudamos o foco de nossa história. Queremos sempre inovar e sair do ‘lugar comum’ das peças de Semana Santa. Dessa vez, aproveitamos a temática Mariana que está em alta este ano por conta dos centenários de Fátima e Aparecida para trazer as dores de Maria como pano de fundo de todo o Mistério Pascal de Cristo de uma forma bonita e emocionante”, diz Yago Motta, diretor do grupo e autor da peça. Segundo Yago, cada parte da apresentação evocará um sentimento diferente, permeado por culturas mundiais diversas.

Outro aspecto importante a ser trabalhado na nona peça do grupo será a participação feminina da época. “Maria exerceu sua liderança como mãe e mulher numa época muito difícil e motivou tantas outras a seguirem seu Filho. Foi por causa d’Ele que ela se tornou a ‘Bem-Aventurada’ e exemplo para tantas outras. Podemos citar Maria Madalena, Maria de Cléofas, Salomé e muitas mais. Mas quem foram estas? É isso que também vamos contar”, diz. Segundo Yago, o papel feminino será representado em todas as esferas. “Elas serão as protagonistas desta vez, teremos desde aquela que motiva o povo a gritar pela libertação de Barrabás e Crucificação de Jesus até a mulher de Pôncio Pilatos, que tenta convencer o marido a não sujar as mãos com sangue inocente”, completa.

A peça será apresentada às 19h, no interior da Igreja São Mateus. A entrada é franca e livre para todos os públicos.

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

A encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Semana Santa, da Paróquia Santa Luzia, do bairro homônimo, está marcada para a Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, a partir das 19h30, na Matriz. Assim como em 2016, a proposta da apresentação será conduzida sob o ponto de vista da conversão de Paulo, com algumas correções e modificações.

Mais de 60 pessoas estão envolvidas na realização do teatro, entre 35 atores e produção. A expectativa é que, como nos anos anteriores, a encenação da Paixão de Cristo atraia cerca de mil expectadores na paróquia.

Paróquia São Pedro e Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cidade Alta

Promovido pelas paróquias São Pedro e Nossa Senhora de Fátima, o musical “Paixão de Cristo – Maria, presença viva!” está marcado para a Sexta-feira Santa (14), às 19h, na Estação São Pedro. A apresentação será conduzida por integrantes do Grupo Jovem JUDAC e terá entrada gratuita.

Após o musical, haverá procissão com a imagem do Senhor Morto para a Matriz São Pedro.

Paróquia Divino Espírito Santo – Progresso

Dia 14 de abril – Sexta-feira da Paixão
19h – Encenação “Paixão de Cristo” pelo Grupo Jovem Juppter na Matriz.

Paróquia Santa Cruz – Bandeirantes

16h30 – Encenação da Paixão de Cristo na Matriz Santa Cruz

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Nossa Senhora Aparecida

Dia 14 de abril – Sexta-feira da Paixão