Emoção marca Missa Exequial do Padre Vicente Zacaron

No último domingo (22), a Arquidiocese de Juiz de Fora despediu-se do Padre Vicente Zacaron, encontrado sem vida na manhã daquele dia, em sua residência. O sacerdote, que havia completado 83 anos de idade em 22 de setembro, atuava como Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Bonfim, há pouco mais de um ano.

E foi exatamente a Matriz desta paróquia o local a receber centenas de pessoas, entre familiares, amigos e admiradores, para o velório e a Missa Exequial. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por vários padres. Entre eles, estava o Administrador Paroquial, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, que se despedia com pesar do amigo, com quem conviveu nos últimos quatro anos.

“Padre Zacaron sempre foi um amigo, um irmão, e deixa, sem sombra de dúvidas, um grande legado da sua missão na acolhida com o próximo, na mensagem da Palavra de Deus. Estamos muito tristes, ainda abalados, mas a certeza da ressurreição nos dá a garantia de um futuro encontro. Se Deus quiser, ele, do céu, há de interceder por todos nós”, afirmou Padre Pierre.

No início da celebração, Dom Gil recordou que, naquele dia, a Igreja celebrava o Dia Mundial das Missões. “Neste domingo da missão, Deus chamou a si o nosso querido Padre Zacaron. Este é o momento de nós entregarmos a vida dele nas mãos de Deus, que o criou, que o enviou e que agora o recolheu. Nós queremos entregar esta vida que foi dedicada ao Reino de Deus. Teve a vocação sacerdotal e nela viveu até o dia de hoje, quando fez a sua páscoa definitiva. Nós queremos dar os nossos sentimentos de pesar aos familiares do Padre Zacaron, e todos nós reunirmos o nosso pesar de tê-lo perdido, unindo a nossa fé na ressurreição dos mortos. A morte não é a última palavra na nossa vida. A última palavra da nossa vida é ressurreição, e nós cremos que Deus há de ressuscitar o corpo de Zacaron. Hoje ele o recebe, a sua pessoa, a sua alma, no reino eterno.”

Dos 55 anos de vida sacerdotal, 38 foram dedicados à Paróquia Nossa Senhora do Líbano, em Juiz de Fora. O atual Administrador Paroquial, Padre Welington Nascimento de Souza, que sucedeu a Padre Zacaron, fez questão de estar presente na Missa Exequial. “Hoje o nosso domingo começou mais triste pela perda do Padre Zacaron, que doou a sua vida pela Igreja de Juiz de Fora. Eu tenho a honra de tê-lo substituído na Paróquia Nossa Senhora do Líbano, onde ele fez um trabalho pastoral que marcou a vida daquela comunidade. Tantos batizados, casamentos, tantas celebrações que ele pôde presidir junto daquele povo. Nós estamos no mês de outubro, mês missionário, e Deus levou um grande missionário. O trabalho e a missão dele continuam na nossa vida, anunciando também, com o mesmo entusiasmo que o Padre Zacaron, o evangelho.”

Quem também foi se despedir foi o Diácono Willian Dias da Silva, que auxiliou o sacerdote ainda como coroinha, a partir dos 12 anos de idade. “Vimos aqui porque o nosso coração é grato por tudo o que ele fez por nossa comunidade, por cada vocacionado. E representando a comunidade, a palavra certa é: obrigado, Padre Zacaron.”

Após a Missa, o corpo do Padre Vicente Zacaron foi transladado para o Cemitério Municipal, onde foi sepultado no jazigo de sua família.

Veja Também