Em vista de seu planejamento 2023, a Pascom Brasil inicia, processo de escuta de “Pasconeiros”

Motivada pelo desejo sinodal e na tentativa de oferecer respostas mais concretas a partir da necessidade dos agentes, a Pascom Brasil iniciará na próxima segunda, 19 de setembro, a campanha “A Pascom Brasil quer escutar você”. Será um processo amplo diante dos questionamentos relacionados a cada eixo: espiritualidade, formação, articulação e produção.

O formulário estará disponível pelo portal da Pascom até o dia 30 de setembro. Podem participar do processo, todos os agentes que atuam na Pascom em todas as instâncias da Igreja: comunidades, paróquias, arquidioceses, dioceses e regionais.

Segundo a vice-coordenadora nacional da Pascom, Janaína Gonçalves, as respostas ajudarão muito na realização do planejamento da Pascom em nível nacional, na articulação com os Grupos de Trabalho (GTs) e facilitará para a compreensão das principais demandas dos agentes da Pascom neste momento.

“Há algum tempo estamos acompanhando a Igreja falar sobre sinodalidade, que quer dizer ‘caminhar juntos’. O Papa Francisco deixou claro que a palavra Sinodalidade pode ser simples na hora de explicar, mas não é nada fácil quando somos chamados a praticar. Para que o caminho desejado por Francisco seja percorrido com os irmãos e irmãs, com convicção e força na relação com o próprio Jesus, o início desta caminhada, ou a permanência dela, só será possível através do primeiro passo: a escuta”, afirmou.

Perguntas para escuta

Para melhor identificar as necessidades dos agentes, a escuta terá quatro perguntas que foram preparadas pela Coordenação Nacional da Pascom. Elas estarão disponíveis para preenchimento no formulário a partir de 19 de setembro, mas já informamos quais perguntas serão para ajudar no processo de reflexão.

espiritualidade é a base de todos os eixos da Pascom, sendo fundamental o cultivo da espiritualidade do comunicador. Quais as sugestões, ou necessidades, para o seu desenvolvimento?

formação tem o objetivo de qualificar as lideranças e agentes de pastorais. Pensando nisso, quais as suas sugestões para o Eixo da Formação da Pascom Brasil?

articulação é a estratégia para o fortalecimento da comunhão, da participação coletiva e da escuta atenta da realidade pastoral. Quais as necessidades você apresenta neste eixo?

No que diz respeito à produção, é necessário destacar que ele está voltado para a elaboração de materiais, nas mais diversas plataformas, sem perder a transversalidade da Pascom. Quais as suas maiores necessidades para este eixo?

Além das perguntas, o formulário terá campo para preenchimento optativo de nome, idade, tempo de atuação na Pascom e diocese. Fique atento ao calendário e não deixe de responder. Você terá até o dia 30 de setembro. Divulgue esta informação para todos os agentes da Pastoral da Comunicação de sua comunidade, paróquia, arquidiocese e diocese! É pela voz viva do Povo de Deus que a Igreja encontra a participação, a comunhão e a missão!

Fonte: Site da CNBB