Em visita à Região Amazônica, Comissão para a Juventude prepara missão jovem 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Nelson Francelino e os demais membros, dom Antonio Assis e dom Amilton Manoel, com a assessora nacional irmã Valéria Leal realizaram uma visita à região Amazônica para preparar a missão jovem 2022, que irá ocorrer na Prelazia de São Felix do Xingu, no Pará, de 15 a 25 de julho.

A Comissão explica que o projeto missão jovem é fruto da experiência da Jornada Mundial da Juventude de 2013. “Aperfeiçoando-se ao longo do tempo, está na sua 5ª edição. Após 2 anos de cancelamento devido à pandemia, será retomado neste ano. Jovens de todo o Brasil, que participam dos mais diversos grupos de jovens, são convocados pelos responsáveis dos regionais da CNBB e enviados para esta linda experiência de fé e de serviço”.

Durante a visita, os membros da Comissão realizaram encontros de planejamento com as lideranças locais para planejamento e animação missionária.

A região a receber os jovens missionários é marcada pela injustiça social e a necessidade urgente do anúncio querigmático. Há presença de fazendeiros, trabalhadores rurais, povos indígenas, migrantes de várias regiões do Brasil e de outros países formando um contexto complexo.

Foi importante para os membros da Comissão Episcopal para Juventude, conhecer melhor a realidade juvenil dos que lá vivem”.

 “Jovens, preparem-se! Procurem seus referenciais regionais e disponham-se a doar um pouco de seu tempo pelo Reino de Deus”, exorta a Comissão.

Visita a Marabá (PA)

No sábado, 8 de janeiro, a diocese de Marabá recebeu a Comissão Episcopal para Juventude da CNBB. Na oportunidade aconteceu uma missa com a presença das diversas expressões juvenis da diocese, as pastorais, os movimentos e grupos paroquiais. Houve uma boa participação de jovens das comunidades e das paróquias.

A juventude de Marabá, no perído da pandemia manifestou muita solidariedade estando atenta às necessidades dos mais fragilizados atuando com gestos concretos de solidariedade. Também se destacaram no serviço às Pastorais da Comunicação paroquiais.

A presença da Comissão e a missa jovem animou toda a juventude presente. A Eucaristia foi presidida por dom Nelson Francelino, presidente da Comissão e concelebrada pelos outros bispos da comissão, dom Antônio Assis, dom Amilton e o bispo diocesano de Marabá, dom Vital Corbellini.

Estava presente também a irmã Valeria Andrade Leal, assessora nacional da Comissão e uma grande quantidade de jovens.

“Louvemos a Deus Uno e Trino pela juventude da diocese de Marabá e de todo o mundo. Nós somos chamados a fazer como pastores e povo de Deus a fazer a opção afetiva e efetiva pela juventude. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro leve os pedidos de todos os jovens ao seu Filho Jesus Cristo. O Senhor abençoe a toda a juventude”, estimou dom Nelson.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também