Na última quarta-feira, 12 de abril, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reuniu-se com os vigários forâneos em sua sala, no Edifício Christus Lumen Gentium. Atualmente as 91 paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão distribuídas em 12 foranias, formadas pela união de paróquias mais próximas territorialmente.
Entre os tópicos abordados na reunião, estiveram a forma com que as comunidades estão vivenciando o tempo pós-sinodal e as notícias da Semana Santa e a Quaresma em cada uma das foranias. O assunto principal, contudo, foi a programação das visitas pastorais, previstas para iniciarem ainda este ano. “Vamos ter um grande movimento de visitas pastorais, feitas com grupos de padres que vão ajudar o arcebispo. Isto já é um efeito do II Sínodo Arquidiocesano que estamos celebrando. Depois, também, a caminhada rumo ao centenário diocesano e o ano mariano e vocacional”, explicou Dom Gil.
O Arcebispo também fez questão de destacar a importância da figura do vigário forâneo na organização arquidiocesana. “Ele é uma espécie de representante do bispo junto àqueles padres e àquelas comunidades que formam a sua forania. O vigário forâneo não é eleito; ele é nomeado pelo bispo. Mas eu sempre peço sugestões de três nomes de cada forania para que eu possa escolher um deles.”