Em reunião com Arcebispo, representantes de escolas católicas avaliam atividades de 2021 e planejam calendário para 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No dia 25 de novembro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, reuniu-se com os representantes das escolas católicas de Juiz de Fora. O último encontro de 2021 foi realizado de forma presencial, em uma sala do Lar Sacerdotal Mater Christi, e também contou com a participação do Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva.

Na ocasião, um dos destaques foi o ingresso, no grupo, de um representante do Claretiano Centro Universitário, que se instalou na cidade há alguns meses. Durante a reunião, os presentes avaliaram positivamente as atividades realizadas neste ano de forma conjunta: a Manhã de Espiritualidade dos Educadores Católicos, a Celebração da Páscoa que reuniu os professores das instituições de ensino e a Missa das Famílias dos alunos das escolas católicas.

Também foi definido o calendário de atividades para 2022. Além dos encontros bimensais com o Arcebispo, as atividades realizadas à distância ou de maneira limitada em 2021 se repetirão presencialmente, se a pandemia permitir. A Manhã de Espiritualidade está agendada para o dia 7 de maio, das 8h às 12h, e terá o mesmo lema da Campanha da Fraternidade (CF), que no próximo ano abordará a educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26). O Assessor do encontro formativo será o Bispo da Diocese da Campanha (MG) e Bispo Referencial da Comissão de Educação do Regional Leste 2 da CNBB, Dom Pedro Cunha Cruz.

Em razão de a CF 2022 envolver diretamente as escolas, a novidade para o próximo ano será a participação das instituições de ensino na Via-Sacra Jovem promovida durante a Quaresma. “Ficou combinado de associar a Pastoral da Educação da Arquidiocese a esta promoção da Pastoral Juvenil. Nesta Via-Sacra ao Morro do Cristo haverá a participação das escolas católicas com identificações e apresentações próprias de cada grupo”, explicou Dom Gil.

Já a Missa das Famílias das Escolas Católicas será em 28 de agosto, às 17h. Durante a reunião da semana passada, foi estabelecido que esta celebração será fixada no último domingo de agosto. “Todas as escolas são muito empenhadas em tudo aquilo que a diocese pede, convoca, programa. Temos uma boa união dos colégios católicos e dos professores católicos que dão aulas em escolas públicas”, apontou o Arcebispo.

Confira, abaixo, a agenda definida para 2022:

10/02/22 – Reunião dos Representantes das Escolas Católicas
13/03/22 – Via-Sacra dos Jovens no Morro do Cristo – Ação conjunta das escolas
07/04/22 – Reunião dos Representantes das Escolas Católicas
07/05/22 – Páscoa e Manhã de Espiritualidade dos Educadores das Escolas Católicas
02/06/22 – Reunião dos Representantes das Escolas Católicas
11/08/22 – Reunião dos Representantes das Escolas Católicas (planejamento para 2023)
27/08/22 – Missa das Famílias das Escolas Católicas
10/11/22 – Reunião dos Representantes das Escolas Católicas

Veja Também