Em primeira reunião do ano, Colégio de Consultores discute viabilidade na criação de nova paróquia

Na manhã dessa segunda-feira (19), o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu os integrantes do Colégio de Consultores no Lar Sacerdotal Mater Christi para a primeira reunião de 2024. Por ter uma pauta muito extensa, o encontro terá continuidade na próxima semana, quando os componentes do conselho voltarão a se encontrar.

A primeira etapa da reunião tratou especificamente da viabilidade da criação de uma nova paróquia na Arquidiocese, localizada no município de Lima Duarte (MG). “Dividir a Paróquia Nossa Senhora das Dores, que vai favorecer também a paróquia vizinha, de Olaria, passando algumas capelas. Vamos discutir se é hora de criá-la, se deve ser criada paróquia ou quase-paróquia… então, além dos membros do Colégio de Consultores, estão presentes os párocos das duas paróquias, de Olaria e de Lima Duarte”, explicou Dom Gil.

Outros assuntos abordados – e que continuarão em pauta no segundo encontro – foram o orçamento do ano e aspectos patrimoniais da Mitra Arquidiocesana. Além disso, os integrantes do Colégio de Consultores ainda foram consultados sobre as próximas transferências de padres. “A Santa Sé e a CNBB orientam que, na medida do possível, os padres possam ser remanejados no período de seis anos. Isso nem sempre é possível, por motivo, às vezes, de doença ou outra coisa, mas eu gosto de modificar”, informou o Pastor Arquidiocesano.

O Colégio de Consultores da Arquidiocese de Juiz de Fora possui, atualmente, nove integrantes. O grupo auxilia o Arcebispo em questões de análise de estruturas, na parte administrativa e também em alguns assuntos de Pastoral.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também