Em perfeita sincronia: novo lançamento do Pacto Educativo no Dia do Professor no Brasil

Esta quinta-feira, 15 de outubro e Dia do Professor no Brasil, também se volta ao novo lançamento do Pacto Educativo Global através de mensagem em vídeo do Papa Francisco divulgada ao mundo a partir de Roma, ao vivo, via streaming e com tradução simultânea em quatro línguas, inclusive no português. Dessa forma, o conteúdo das palavras do Pontífice ganha maior força de interpretação, principalmente no atual contexto dramático da pandemia e através do rico patrimônio do magistério pontifício para enfrentar os desafios sobre o tema da educação.

No Brasil, em comunhão com o Papa Francisco, uma intensa programação será realizada pela Igreja nesta quinta-feira (15). Do Santuário Nacional de Aparecida está prevista uma celebração eucarística na intenção pelo Dia do Professor e em comunhão com o Pacto Educativo Global.

A Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) promove uma jornada educativa, com ênfase na assinatura de um compromisso público dos educadores das escolas católicas à luz dos direcionamentos do Pacto Educativo Global. Tudo será transmitido pelo canal da ANEC Brasil no YouTube.

O Setor de Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil transmite ao vivo, de Roma, o novo lançamento do Pacto Educativo pelo canal da Comissão para Cultura e Educação da CNBB no YouTube. Além disso, Editoras Católicas, Institutos de Ensino Superior Católicos e as próprias dioceses devem dar espaço ao tema através de lives e encontros virtuais.

Live da Globalização da Esperança

A jornada especial se encerra com a Live da Esperança e da Solidariedade, às 19h, no horário de Brasília, que vai ao ar no canal da Comissão para Cultura e Educação da CNBB no YouTube. O bate papo vai aprofundar os temas propostos pelo Papa Francisco no novo lançamento do Pacto Educativo Global e através da participação de Gabriel Perissé, professor, filósofo e escritor; e de Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da Unicamp, educador popular e escritor.

A live será mediada pela apresentadora da Rádio Aliança FM, Caroline Martins Pereira de Sales. O evento é promovido pela CNBB, CRB Nacional, ANEC, MEB, Caritas Brasileira, Signis Brasil e Editoras Católicas.

O assessor do Setor Educação da CNBB, Pe. Julio César Evangelista Resende, comenta que, “a partir do convite do Papa, nos engajamos nessa jornada, incentivando as instituições de ensino e a sociedade a refletirem sobre o papel da educação e como torná-la mais rica e inclusiva. É assim que vamos contribuir com as futuras gerações. O objetivo é transformar a educação para a construção de um mundo melhor“.

O Pacto Educativo no Brasil

Em setembro de 2019, o Papa Francisco lançou o convite para o Pacto Educativo Global, um “encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão”, segundo as palavras do Papa. Desde então, a Igreja no Brasil acolheu a proposta e preparou várias atividades para ajudar as comunidades e instituições de educação.

O subsídio “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” foi disponibilizado às dioceses, escolas, entidades educativas e universidades. Para ter acesso ao material e também se aprofundar sobre o tema basta acessar o www.anec.org.br. O Pe. Julio recorda, porém, que:

“O Pacto Educativo deve ser entendido não como um evento, mas um processo contínuo no qual o Papa Francisco nos convida a colocar no centro das discussões o tema da educação e reconhecer a corresponsabilidade de toda sociedade em processos educativos que conduzam à fraternidade.”

Fonte: Site Vatican News