Em outubro, Francisco reza por uma nova primavera missionária na Igreja

0

Neste mês de outubro, o “Vídeo do Papa” é dirigido a todos os católicos, convidando-os a despertar sua consciência missionária e enfrentar o “desafio de proclamar Jesus morto e ressuscitado”. Esta edição do vídeo é dedicada ao início do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco “com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre a missão ad gentes e retomar com renovado ardor a transformação missionária da vida e da atividade pastoral da Igreja”.

Na mensagem em vídeo, Francisco propõe “chegar às periferias, aos ambientes humanos, culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho: nisto consiste o que chamamos missio ad gentes”, disse. Em sua intenção, o Papa reza para que “o Espírito Santo possa promover uma nova primavera missionária para todos os que são batizados e enviados pela Igreja de Cristo”, membros de uma “Igreja peregrina que é missionária por natureza”. E recorda: “o coração da missão da Igreja é a oração”.

Territórios missionários

As Pontifícias Obras Missionárias ecoaram as palavras do Santo Padre, que expressou o desejo de que este Mês Missionário possa ser “uma intensa e fecunda ocasião de graça, promovendo iniciativas e, sobretudo, a oração que é a alma da toda atividade missionária”.

Há regiões em que a Igreja está ainda em seu começo e precisa de apoio especial – territórios missionários, como são chamados. Atualmente, existem 1.109 territórios localizados na África, Ásia e nas ilhas da Oceania e nas Américas. Estima-se que 37% da Igreja Católica seja território de missão; isto é, mais de um terço.

Essa situação implica um trabalho em constante evolução, pois, à medida que novos territórios são criados, novas instituições sociais, educacionais e pastorais são designadas para cobrir todos os tipos de necessidades. Uma grande parte do trabalho social e educacional da Igreja é realizada em territórios missionários.

No site da Pontifícias Obras Missionárias é possível encontrar todo o material para a celebração deste Mês Extraordinário.

*Fonte: Site do Vatican News

Conteúdo Relacionado
X