Em 2020, mesmo que de forma diferente, jovens de todo brasil são convidados a testemunharem sua fé

Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU), o institui como ano internacional da juventude. Após isso, se tornou uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo celebrado no último domingo de outubro.

Este ano, o DNJ tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema retirado da passagem bíblica dos discípulos de Emaús “Ouviu e junto com eles caminhou” (LC 24, 15-17). Em razão da pandemia da Covid-19, em 2020, será celebrado de uma maneira diferenciada. Apesar de a data ser fixada em 25 de outubro, cada diocese tem a oportunidade de escolher o melhor momento para celebrá-la considerando sua realidade local.

Na diocese de Montenegro, o DNJ foi celebrado nesse domingo, dia 25, de forma virtual. A transmissão online e ao vivo aconteceu na página do facebook da diocese. A celebração contou com uma conversa sobre o beato Carlo Acutis, momentos de adoração e música. Confira como foi: clique aqui.

Os jovens da diocese de Osório celebraram o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2020) de forma online, no dia 24 de outubro, sábado. O evento contou com a presença de convidados para bate-papos e interatividade com os jovens dos grupos de toda a diocese. O referencial para o Setor Juventude, padre Fabrício, destacou que a proposta deste ano é fazer com que, mesmo à distância, os jovens sintam a forte presença de Deus dentro de suas casas, citando a passagem bíblica dos discípulos de Emaús do Evangelho de Lucas 24,13-35. Saiba como foi:

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora (JF), composta pelas dioceses de Leopoldina e São João Del Rei, além da sede metropolitana de JF, promoveram um evento para celebrar o data, transmitido pelas redes sociais. O padre Wanderson Paulo da Silva Pereira, assessor eclesiástico da juventude da diocese de Leopoldina, fez uma live com a participação de dom Edson Oriolo e jovens da dessa região episcopal, no dia 23 de outubro, abordando o tema ‘Vós sois o agora de Deus’.

Já a arquidiocese de Palmas irá realizar nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o II Congresso Jovem de Palmas. Um dos objetivos do encontro será comemorar o Dia Nacional da Juventude e preparar os jovens para o próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá no mês de outubro de 2018 e terá como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A primeira edição do evento contou com uma importante participação de jovens pertencentes às diferentes paróquias da cidade de Palmas.

O Congresso Jovem de Palmas teve sua primeira edição em 2016, como uma nova forma de comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), sendo importante conhecer um pouco da caminhada da Igreja relacionada à evangelização da juventude.

De acordo com o Padre Juan Carlos, coordenador da Comissão Arquidiocesana da Juventude, o II Congresso Jovem terá três objetivos, o primeiro, comemorar sua própria história do DNJ como Igreja Particular de Palmas; o segundo objetivo será preparar os jovens como Igreja de Palmas para o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá no mês de outubro de 2018; e o terceiro e mais particular, será reunir todos os jovens da arquidiocese. As inscrições são realizadas pelo site da arquidiocese, no endereço: www.arquidiocesedepalmas.org.br.

Fonte: Site da CNBB