Eleições e Reformulação do Sínodo marcam Reunião do Clero virtual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na última terça-feira, 18 de maio, mais de cem padres e diáconos participaram da Reunião do Clero on-line. O encontro, conduzido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, durou o dia todo.

A reunião foi marcada pelas eleições para o Conselho Presbiteral e os Representantes dos Presbíteros junto ao Regional Leste 2. O processo de votação, coordenado pelo Vigário Judicial, Pe. Geraldo Luiz Alves Silva, foi realizado através de uma plataforma virtual. Segundo o Arcebispo, a eleição correu tranquilamente.

Outra importante pauta foi a reformulação do Sínodo Arquidiocesano. “Estamos no II Sínodo, já percorremos um período de mais de dois anos e agora queremos entrar em uma nova fase, provocados pela situação da pandemia. Essa nova fase terá início em outubro próximo, e ela se voltará, de maneira especial, para os pobres. É uma reestruturação pastoral, a partir da situação atual”, disse Dom Gil.

Segundo o Pastor, o momento tratou vários assuntos de grande importância para a vida eclesial. “Também tivemos oportunidade de rever as finanças, em grandes dificuldades, por causa da pandemia. Estamos unidos para procurar soluções, a fim de que possamos cumprir bem nossa missão no reino de Deus.  Também anunciamos orientações práticas para a celebração do Batismo, da Crisma, do Matrimônio e da Primeira Comunhão agora, nessa nova fase da pandemia. Tive a oportunidade de comunicar que o ano de 2023 será o Ano Vocacional da Igreja no Brasil”.

Vivendo o II Sínodo e também o Triênio Preparatório para a celebração do Centenário da Arquidiocese,  “vamos caminhando tranquilamente, com a união do clero, com a graça de Deus, construindo os caminhos do Senhor”, concluiu o Arcebispo.

Veja Também